Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aulas em tempo real com doses generosas de carinho

Colégio Unesc oferece aulas que aproximam estudantes e professores durante o isolamento social
Por Redação Criciúma, SC, 28/04/2020 - 22:10
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os irmãos Beatriz e Vinicius Dagostim Campos, se sentem tão próximos do Colégio Unesc durante a quarentena que estão até usando uniforme. Desde que o colégio adotou as aulas síncronas (em tempo real) diárias, em 20 de abril, os alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio passaram a ter uma nova rotina diária de estudos, aprovada tanto por eles quanto por familiares. “Com as aulas ao vivo eles estão tendo mais autonomia e participam como se estivessem lá na sala de aula. Lógico que não têm contato como antes com os amigos, o que percebo que faz falta para as crianças. Mas dentro da realidade atual, esse modelo de aula possibilita que eles interajam e se comuniquem com o professor e a turma. E o uniforme ajuda a se sentirem ainda mais no ambiente escolar”, afirma Silvia Aline Pereira Dagostim, mãe dos estudantes.  

A mãe de Beatriz, de 6 anos e Vinicius, com 10 anos, conta que a família precisou readaptar a rotina, especialmente porque além dos pequenos estarem em aula mediadas por tecnologia, o pai, que é professor, também está ministrando aulas em home office. “Para criar uma rotina para as crianças entenderem que aquele era o momento de aula e de estudo, acabamos optando por eles usarem o uniforme. Todos os dias eles se arrumam como se fossem para o Colégio. Estudam no mesmo horário e no espaço em que estão, colocamos uma mesa ao lado da outra para ficarem próximos a mim, que também estou trabalhando no horário da aula deles. Assim, consigo monitorar e auxiliar os dois”, conta.

As aulas síncronas via Google Meet foram planejadas pela direção, coordenação pedagógica e professores do Colégio Unesc, levando em conta as diferentes realidades. “Continuamos fazendo duas disciplinas por dia, porque acreditamos que o desenvolvimento do aluno seja beneficiado com esse modelo. Avaliamos cada série e cada turma antes de definirmos como seriam as atividades. Realizamos toda análise e organização para contemplar desde o primeiro aninho até o terceirão”, comenta a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieria.

A escola trabalha com análise de cenário e possui um comitê formado especialmente para o período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid19. Giselle conta que o Colégio Unesc avalia variadas possibilidades e pensa sempre na adoção de medidas de forma gradativa para professores e estudantes.

Assim, entre 17 e 31 de março, antecipou o recesso escolar para que a gestão e os professores pudessem preparar toda a estratégia para as aulas mediadas por tecnologia.

Nesse momento, foram encaminhadas algumas atividades para que os alunos, especialmente os novos, se familiarizassem com as plataformas que o Colégio utiliza. No dia 1º de abril, iniciaram as aulas assíncronas (gravadas), com vídeos e outros materiais postados na plataforma Positivo On, pensando em possibilidades didáticas para os alunos, como vídeos, links com atividades, jogos, leituras e uso da apostila. Nesse período, havia encontros em tempo real para os estudantes tirarem suas dúvidas, interagirem com o professor e colegas. O Colégio Unesc ainda entregou os materiais de estudo para o término do primeiro trimestre e início do segundo na casa dos alunos.

Após o decreto do Governo do Estado, ampliando a quarentena até 31 de maio, o Colégio Unesc decidiu avançar em seu modelo com aulas mediadas por tecnologia, tornando elas síncronas, para, de acordo com a diretora, tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e manter o vínculo entre professores e alunos. “O professor entra pelo Google Meet com um cronograma pré-estabelecido. São dois períodos com uma hora cada e intervalo de meia hora entre eles para o aluno poder fazer um lanchinho e descansar um pouco da tela do notebook ou do celular e para que a aprendizagem seja com mais qualidade. Conseguimos encontrar um equilíbrio muito bom entre a quantidade de atividades e o tempo”, comenta Giselle.

Buscar o novo, sempre

Na semana anterior ao início das aulas síncronas, direção, coordenação pedagógica e professores se reuniram para montar o planejamento das aulas em tempo real. Os professores também participaram de encontros virtuais do Programa de Formação Continuada da Unesc, feitos levando em consideração as especificidades do Colégio. “Temos acompanhado as práticas pedagógicas adotadas nesse momento em diferentes municípios brasileiros, e realizado trocas de experiência com outras redes de ensino, buscando o modelo que mais se adapta à realidade dos estudantes, dos professores e do nosso colégio”.

Os pais também têm participação efetiva no processo e contam com uma equipe online de suporte para tirar dúvidas e auxiliar neste momento que os filhos estão tendo aulas e fazendo atividades em casa. Desde semana passada estão sendo realizadas reuniões com os pais dos alunos para ouvir o que eles têm a dizer sobre o método e dar sugestões. “Os pais têm levantado como pontos positivos a maneira como a escola tem flexibilizado e adaptado as atividades às necessidades dos alunos. Nem todos têm as mesmas possibilidades de computador, celular e internet para acompanhar as aulas. O colégio está se adaptando às necessidades dos alunos e os estudantes ao novo sistema de ensino”, salienta.

A primeira semana de aulas diárias em tempo real foi produtiva, conforme relata a diretora, tendo um apoio dos pais e estudantes. “Ao fim disso, teremos uma escola mais fortalecida, com uma equipe ainda mais engajada. Os professores têm feito um trabalho maravilhoso de superação diária e de buscar maneiras para acolher e envolver cada vez mais o aluno”.

O Colégio Unesc está cumprindo todas as diretrizes educativas estabelecidas pela da Secretaria de Estado da Educação para o período de isolamento social. No entanto, no retorno das aulas presencial, com previsão em 1º de junho, a escola irá realizar um programa de retomada de conteúdo, para que os alunos possam seguir no ano letivo com mais força ainda.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito