Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aulas em período integral são prioridades para o ensino médio

Matrículas foram canceladas para alunos do ensino fundamental e podem retornar em 2020
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 19/11/2018 - 09:34 Atualizado em 19/11/2018 - 09:37
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2019 as escolas estaduais não oferecerão ensino integral para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Em Criciúma a decisão afeta duas instituições de ensino: São Cristóvão e José de Patta. Quem está no segundo ou no terceiro ano poderá completar na forma como começou. A supervisora de gestão escolar da Gerência Regional de Educação (Gered), Andreia Custódio, explicou a decisão em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

“Há alguns anos passamos por essa situação. Em outros anos conseguimos reverter a situação, esse ano não veio a orientação de fato. Não foi uma determinação da gerência, recebemos essa determinação da secretaria, para não abrir vagas aos primeiros anos”, explicou. Lembrou ainda que a situação não envolve apenas Criciúmas, mas sim o estado inteiro.

Andreia garante que o estado deve oferecer período integral a partir do ensino médio, enquanto o fundamental deveria ficar para a rede municipal. Segundo a diretora de gestão da rede de ensino em Santa Catarina, Marilene Pacheco, em alguns municípios já existe essa transição entre Governo do Estado e prefeituras.

“Aconteceu que algumas escolas fizeram uma avaliação ao longo de 2018 e algumas escolas e alguns pais não se adaptaram ao modelo de ensino ampliado. Já tínhamos esse ano apenas 11 escolas oferecendo o ensino fundamental, já estavam dando terminalidade, apenas três no primeiro ano, estamos avaliando o programa para ofertamos em 2020 com mais qualidade”, garantiu.

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito