A prefeita de Urussanga, Stela Talamini, anunciou um conjunto de medidas voltadas à valorização da uva Goethe, variedade símbolo do município e que recentemente recebeu o selo de Denominação de Origem, a primeira de Santa Catarina e a terceira do Brasil. A iniciativa é a partir da Lei Municipal 2.871 e o projeto da prefeitura visa fazer doações de mudas para produtores locais, com foco na renovação e expansão dos parreirais, além da criação de paisagens rurais que estimulem a visitação turística.
“Estamos investindo nessa preciosidade rara que é a nossa uva Goethe. Já são nove vinícolas na região do Vale da Uva Goethe, sendo quatro delas em Urussanga, e mais de 150 produtores artesanais, sendo que 40 produtores incrementam a renda da família com a produção do vinho artesanal vendendo esse vinho. Nosso objetivo é ampliar a oferta, apoiar quem já produz e estimular novos empreendimentos. Isso movimenta a economia, resgata a tradição e cria atrativos para o turismo”, afirma a prefeita.
Entre os planos da gestão municipal também está o fortalecimento da parceria com municípios vizinhos para a formação de um corredor turístico. A troca de experiências com regiões produtoras de renome internacional, como já vem ocorrendo com o Pacto de Amizade firmado com o norte da Itália, deve contribuir para o aprimoramento técnico e cultural da produção local. Stela ainda destacou o apoio recebido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil , associação que une os municípios produtores da uva símbolo da região.
"São ações para que a gente possa fortalecer tudo isso, acredito que em seis meses conseguimos dar um passo muito importante e muito significativo para enaltecer, para levar, prosperar e porque a gente também acredita muito nesse potencial que nós temos aqui", expliva ela.
Ouça a entrevista completa: