Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Santa Catarina intensifica controle de frigoríficos após embargo da China

Setor produtivo acelera medidas para proteger exportações de frango após caso de gripe aviária no RS

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 19/05/2025 - 14:53 Atualizado em 19/05/2025 - 16:57
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, a China determinou a suspensão de negócios com 51 frigoríficos no Brasil. Destes, 14 são em Santa Catarina. De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária de SC, Carlos Chiodini, o caso é muito sério, e foi tratado com urgência já na data de identificação do foco. "Fizemos durante todo o final de semana, uma reunião do Comitê Estadual de Segurança e Sanidade Animal para tratar desses movimentos", informa o secretário, em entrevistas ao Programa Adelor Lessa.

Para ele, a repercussão do caso aumenta a gravidade do assunto, principalmente por conta da importância da área para a economia do estado. "Nós somos o segundo maior produtor de frangos e também o segundo maior exportador do país. Temos dezenas de países que são compradores do frango de Santa Catarina. Temos uma sanidade animal que é referência", cita.

Agora, segundo Chiodini, a solução é trabalhar ainda mais, para dar uma nova impressão para a área. "Temos que agora trabalhar em dobro. Essas suspeitas acabam sendo rotineiras, não se confirmam, mas sempre a Cidasc está em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária)", finaliza.

Ouça o que disse o secretário, em entrevista:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito