Após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, a China determinou a suspensão de negócios com 51 frigoríficos no Brasil. Destes, 14 são em Santa Catarina. De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária de SC, Carlos Chiodini, o caso é muito sério, e foi tratado com urgência já na data de identificação do foco. "Fizemos durante todo o final de semana, uma reunião do Comitê Estadual de Segurança e Sanidade Animal para tratar desses movimentos", informa o secretário, em entrevistas ao Programa Adelor Lessa.
Para ele, a repercussão do caso aumenta a gravidade do assunto, principalmente por conta da importância da área para a economia do estado. "Nós somos o segundo maior produtor de frangos e também o segundo maior exportador do país. Temos dezenas de países que são compradores do frango de Santa Catarina. Temos uma sanidade animal que é referência", cita.
Agora, segundo Chiodini, a solução é trabalhar ainda mais, para dar uma nova impressão para a área. "Temos que agora trabalhar em dobro. Essas suspeitas acabam sendo rotineiras, não se confirmam, mas sempre a Cidasc está em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária)", finaliza.
Ouça o que disse o secretário, em entrevista: