Depois de cinco anos à frente da paróquia do Bairro Michel, em Criciúma, o padre Eloir Borges está prestes a embarcar em uma nova missão que ele foi designado para atuar na Arquidiocese de Boston, nos Estados Unidos. A experiência faz parte de um trabalho missionário solicitado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e marca uma nova etapa na trajetória de 17 anos do sacerdote na Diocese de Criciúma.“Eu me coloquei à disposição da CNBB e agora me chamaram, perguntaram se eu estaria disponível para uma missão no exterior. Disse sim. Depois de 17 anos na Diocese, posso fazer uma outra experiência”, contou o padre em entrevista, nesta quarta-feira (24), no Programa Adelor Lessa na Rádio.
O novo desafio emocionou o padre, que ressaltou o impacto da mudança, deixar os pais, a comunidade e a zona de conforto. Ainda assim, demonstra estar motivado e esperançoso.“É um novo bem grande na minha vida. Há 17 anos neste lugar, saindo agora da zona de conforto, deixando meus pais e seguindo agora em missão. É um misto de sentimentos, mas eu tenho certeza que Deus vai na frente e eu só estou me colocando à disposição da igreja”, destacou.
A Arquidiocese de Boston, capital do estado de Massachusetts, abriga uma grande comunidade de brasileiros especialmente de origem sul catarinense. Muitas famílias de Araranguá, Criciúma, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza e região vivem nos EUA, o que aproxima a nova missão da realidade do padre.“Ontem, depois do anúncio, recebi muitas mensagens de pessoas da nossa região que moram nos Estados Unidos. Pais me disseram: ‘Padre, que bênção o senhor ir pra lá, meu filho está lá’. Então é bom saber que não vou para um lugar totalmente desconhecido”, disse.
O Padre Eloir agradeceu o apoio da comunidade e da imprensa e fez um pedido. “Rezem por mim”, concluiu.
Ouça na íntegra a entrevista com o Padre Eloir Borges: