A implantação de uma guarda municipal e a alternativa oferecida pela nova legislação estadual, que permite convênios com policiais militares reformados para atuar na segurança pública dos municípios, foi detalhada pelo Prefeito Vagner Espíndola (PSD), o Vaguinho, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta quarta-feira (10).
Segundo o prefeito, a criação de uma Guarda Municipal não é considerada, neste momento, a melhor estratégia para Criciúma. Ele lembrou que a cidade já contou com uma estrutura semelhante no passado e que os resultados ficaram abaixo do esperado.
“Já tivemos Guarda Municipal em Criciúma e os resultados não vieram. Segurança pública é responsabilidade do Estado, mas o município precisa dar suporte. Por isso, optamos por reforçar cada vez mais a Polícia Militar e ampliar as parcerias existentes”, afirmou.
A prefeitura já elaborou uma minuta do projeto em parceria com o tenente-coronel Mário Luiz da Silva, comandante do 9º Batalhão. O texto está na Procuradoria para análise antes de seguir para tramitação. O convênio permitirá que policiais reformados atuem por 12 meses em funções específicas dentro da cidade.
Ainda conforme o prefeito, a medida possibilitará reforço em áreas com maior índice de furtos, além de atuação ostensiva em parques e espaços públicos. “Nós estaremos recrutando policiais para trabalharem dentro da cidade de Criciúma por meio de um convênio com o Governo do Estado. Nenhum município ainda implantou esse modelo, mas estamos à frente, preparando o projeto de lei”, afirmou.
Vaguinho também destacou que Criciúma mantém um dos maiores convênios com a Polícia Militar em Santa Catarina, com forte transferência de recursos. Como exemplo, citou a operação realizada recentemente em 31 ferros-velhos e depósitos de sucata, que resultou em três prisões e na redução dos furtos de fios na cidade.
Trânsito: reforço será com agentes, não com a Guarda Municipal
O prefeito esclareceu ainda que a administração não pretende realizar concurso para criação de uma Guarda Municipal. O foco, segundo ele, será ampliar o quadro de agentes de trânsito.
A prefeitura enviará à Câmara de Vereadores um projeto para reestruturar cargos e salários da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e, em seguida, abrir concurso público para aumentar o efetivo para até 61 agentes.
“O combate ao crime é da Polícia Militar. O que vamos fazer é dobrar nossa capacidade de agentes de trânsito. Eles, sim, terão a função de orientar, organizar e atuar no trânsito da cidade”, afirmou.
Ouça a entrevista com o Prefeito Vagner Espíndola:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!