A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nessa quarta-feira (16), o Projeto de Lei 227/2025, de autoria do deputado Alex Brasil (PL), que cria o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua. A proposta, que recebeu apoio da maioria dos parlamentares e foi unificada com projeto semelhante do Poder Executivo, tem o objetivo de subsidiar políticas públicas de assistência, acolhimento e reinserção social dessa população.
Conforme o deputado Alex Brasil, a criação do cadastro é o primeiro passo para enfrentar com mais clareza e efetividade o crescimento do número de pessoas vivendo nas ruas. "Precisamos fazer um raio-x, de quem são essas pessoas, de onde vieram, por que foram parar em situação de rua", destacou em entrevista à Rádio Som Maior nesta quinta-feira (17).
Ele também levantou a hipótese de que o Estado esteja "absorvendo" moradores de rua de outras regiões, seja por migrações espontâneas ou pela atuação de prefeituras que tentam deslocar o problema. "Já tive notícia até mais recente de pegarem ônibus lotados que estavam vindo de outros estados e parando em Santa Catarina também", reforçou.
Ouça na íntegra a entrevista com o deputado estadual Alex Brasil:
[Áudio] Aprovado projeto de Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua em SC
Proposta busca mapear e entender o perfil da população de rua

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo