Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] "A população não está suportando mais", diz vereador sobre TeleSaúde de Criciúma

Obadias Benones apresentou dois requerimentos na Câmara sobre as falhas em agendamentos

Por Davi Brabos 11/11/2025 - 13:52 Atualizado há meio minuto
Foto: Arquivo/4oito/Reprodução
Foto: Arquivo/4oito/Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador Obadias Benones (PL) levou à tribuna da Câmara de Criciúma as reclamações da comunidade sobre as dificuldades no agendamento de consultas pelo TeleSaúde, sistema responsável por organizar as marcações na rede pública municipal. Segundo o parlamentar, a população enfrenta quedas nas ligações e falta de vagas em poucos minutos após a abertura do atendimento.

“É uma situação que a gente tem recebido quase que diariamente. O cidadão faz a ligação e não consegue entrar em contato, a ligação cai, e depois não tem retorno. Pensa bem, a dona de casa, o idoso, o pessoal que sai para trabalhar. Às vezes não tem habilidade com o telefone, liga às 8h e, às 8h04, já encerrou tudo”, relatou Obadias em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

O vereador destacou que tem recebido relatos emocionados de mães e pacientes, alguns há meses tentando marcar consultas. “Eu tenho um áudio aqui de mães chorando em desespero. 'Faz dois meses que eu estou tentando e não consigo. Alguém pode me ajudar, pelo amor de Deus?'”, contou.

Obadias apresentou dois requerimentos na Câmara Municipal pedindo informações oficiais à Prefeitura sobre o funcionamento do sistema . Ele também sugeriu a criação de uma fila virtual de retorno para atender quem não conseguiu agendar logo no início da manhã. “Poderia ter uma equipe que retornasse à tarde para essas pessoas que tentaram de manhã, encaminhando-as para um segundo passo. Criar um mecanismo para assistir quem está tentando e não está conseguindo”, propôs. "A população não está suportando mais o jeito que está", frisou.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Saúde já reconheceu as falhas e afirmou estar trabalhando em melhorias, mas o retorno precisa ser imediato. “A conversa que tive com o secretário Deivid é aquela: estão trabalhando para melhorar. Só que a sociedade precisa do retorno o quanto antes. Eu tenho pessoas que estão esperando há dois meses. O retorno é para ontem”, cobrou.

Obadias afirmou ainda que pretende reunir-se com o prefeito e o secretário de Saúde para buscar soluções efetivas. “Eu quero essa conversa juntamente com o prefeito, para tentar trazer o mais rápido possível uma resposta para a população. Eu vou nas unidades, vou tentar marcar, vou gravar para mostrar para as pessoas como está funcionando, porque precisamos de uma resposta concreta o quanto antes”, concluiu.

Ouça, na íntegra, a entrevista do vereador:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito