Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Audiência soluciona questão judicial de ganês em Forquilhinha

Homem foi autuado em março deste ano por estar sem máscara e assim infringir a obrigatoriedade da lei brasileira
Por Redação Forquilhinha, SC, 02/09/2021 - 17:09 Atualizado em 02/09/2021 - 17:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Profissionais da comarca de Forquilhinha solucionaram, no último mês, a questão de um cidadão de Gana com a Justiça. Para tanto, oportunizaram a acessibilidade por meio do idioma. O homem, cujo país de origem tem como idioma oficial o inglês, foi autuado em março deste ano por estar sem máscara e assim infringir a obrigatoriedade da lei brasileira. Após a distribuição do termo circunstanciado, ele foi intimado a comparecer na audiência de transação penal pela infração de medida sanitária preventiva e contatou o cartório da unidade para entender a situação. A língua novamente foi uma barreira, por ainda não estar confortável com o português.

Diante do caso, a servidora Laura D’Agostin Nesi Zanatta, chefe de cartório do Juizado Especial de Forquilhinha, entendeu por agendar atendimento de forma excepcional presencial e em inglês com o autor do fato, o qual, segundo ela, estava muito angustiado por estar em outro país e sem entender ao certo o que poderia lhe acontecer. 

“Entendi necessário atendimento que possibilitasse o acesso à justiça de forma mais eficiente ao jurisdicionado, permitindo o melhor entendimento dos atos processuais por meio do seu idioma de domínio, o inglês”. O atendimento, promovido com respeito aos protocolos de segurança contra a Covid-19, foi feito na língua inglesa para possibilitar a compreensão, explicar os termos do processo e o procedimento de audiência.

A chefe de cartório questionou o autor do fato acerca da necessidade da nomeação de defensor que falasse sua língua, o que foi solicitado por ele. “Após o atendimento, entrei em contato com a assessoria, encaminhando o processo para análise quanto ao pedido especial, o que foi prontamente acolhido, sendo responsáveis pelo sucesso da demanda”. Segundo ela, a união de esforços entre cartório, gabinete e defensor nomeado foi fundamental para o êxito da audiência e atendimento do caso singular.

“É cada vez mais necessário buscarmos meios eficazes para permitir o integral acesso à justiça e à informação dos jurisdicionados, observando suas necessidades, e estamos aqui para sermos esse instrumento, essa ponte facilitadora.”

Após a recusa de alguns profissionais, pela dificuldade na comunicação em outro idioma, o advogado Guilherme Volpato Hanoff aceitou a nomeação. A audiência, totalmente em inglês, foi promovida via videochamada no Whatsapp. Juntamente com o defensor e seu cliente, na condução dos trabalhos estava o conciliador e estagiário da comarca de Forquilhinha, Pablo Alessio Arns Peruch. O trabalho em conjunto resultou na concordância com a transação penal e solução do conflito.

“Foi um caso atípico, diferente do que estamos acostumados, mas uma experiência muito interessante, que sempre vou guardar na memória”, afirma o conciliador. Ele explica que se apresentou ao autor do fato, explicou do que se tratava a situação, o defensor da mesma maneira, e como funciona a proposta de transação. “Foi uma audiência totalmente em inglês e uma experiência muito inusitada”.

O advogado Guilherme Volpato Hanoff também nunca havia participado de algo semelhante, mas avalia que a audiência transcorreu bem e foi bem-sucedida. “Uma das dificuldades foi explicar para a parte como funcionam as leis no Brasil. Era uma pessoa que falava outra língua sendo acusado de algo que não entendia”. O defensor explica que a parte se sentiu acolhida pela audiência em seu idioma nativo, tanto que entendeu e aceitou a proposta. “Foi uma experiência bacana por poder ajudá-lo. Foi complexo, mas tudo funcionou bem. Ele entendeu e agradeceu muito”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito