Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Audiência pública para a concessão do Aeroporto de Jaguaruna será nesta quarta

Evento, na Câmara Municipal de Vereadores, é aberto ao público e será transmitido pelo Youtube do Governo do Estado
Por Redação Jaguaruna, SC, 02/05/2022 - 15:07 Atualizado em 02/05/2022 - 15:10
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É nesta quarta-feira, às 14h, a audiência pública para a concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. Aberto ao público, o evento é uma das etapas do processo para entregar a ferramenta à administração da iniciativa privada. São esperados, além da comunidade em geral, possíveis interessados no certame.

Quem vencer o processo terá a concessão do aeroporto pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três anos, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem de 30 para 45 metros, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos do aeroporto. Em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 40 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.

“É o que chamamos de concessão patrocinada. Com a agilidade da iniciativa privada, a operação vai garantir a celeridade necessária e trazer os tão sonhados investimentos”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.

Estão previstas, nestes primeiros anos de concessão, melhorias relacionadas à modernização da ferramenta e dos processos do aeroporto, alargamento da pista, melhorias no terminal, ampliação de banheiros e área de espera etc.

O diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria da Fazenda, Ramiro Zinder, informa que qualquer pessoa também pode consultar o conteúdo referente às minutas do contrato e do edital de licitação no site especial.sc.gov.br/ppi/consultas. O material foi elaborado com base no estudo realizado pelo Grupo CGA (Consórcio Moysés Pires, Bacco Arquitetos, CPEA Consultoria, Infraway Engenharia e Terrafirma Consultoria), nos últimos meses. A empresa avaliou fatores como a viabilidade do negócio e as necessidades técnicas do aeroporto, assim como a demanda da região. 

Independentemente do processo de concessão, a SIE permanece trabalhando nas melhorias do aeroporto. “O Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna, era um dos aeroportos que estava prestes a fechar no começo dessa gestão de governo. Hoje é a principal conexão do Sul de Santa Catarina com o Brasil e com o mundo”, comemora Vieira.

Saiba mais

O quê: Audiência pública 
Quando: 4 de maio, 14h
Onde: Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna (Rua Ivo Melo, 245, bairro Cristo Rei, Jaguaruna - SC)

O quê: Consulta pública  Aeroporto Regional Sul
Onde: Minutas do edital e do contrato disponíveis no site especial.sc.gov.br/ppi/consultas/consulta-aeroporto-regional-sul-humberto-ghizzo-bortoluzzi

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito