Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Audiência debate plano para ampliar arborização urbana em Criciúma

Plano deve definir espécies, locais de plantio e manutenção

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 18/08/2026 - 16:09 Atualizado há meio minuto
Proposta é discutir como a arborização pode ser planejada de acordo com as características do município | Foto: Divulgação/Arquivo Prefeitura de Criciúma
Proposta é discutir como a arborização pode ser planejada de acordo com as características do município | Foto: Divulgação/Arquivo Prefeitura de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Vereadores de Criciúma realiza, nesta quinta-feira (20), uma audiência pública para discutir a construção do Plano Municipal de Arborização Urbana. O encontro, proposto pelo vereador Júlio Bittencourt (PT), ocorre às 19h, no Plenário da Câmara.

A proposta é discutir como a arborização pode ser planejada de acordo com as características do município, considerando aspectos como a escolha das espécies, os locais de plantio, a manutenção e a distribuição das árvores pelos bairros.

LEIA MAIS

Projeto é de autoria do vereador Júlio Bittencourt | Sofia Scarsi/Câmara de Vereadores de Criciúma

Planejamento da arborização

A discussão parte da necessidade de estabelecer critérios para a presença de árvores em ruas, praças e demais espaços urbanos. Segundo o vereador Júlio Bittencourt, o planejamento deve acompanhar o crescimento da cidade e considerar os impactos da urbanização e qualidade de vida dos criciumenses.

“O planejamento se torna ainda mais importante em áreas mais urbanizadas. Estudos apontam diferenças de temperatura de até 16°C entre diferentes pontos da cidade”, afirmou.

A definição de espécies adequadas também está entre os pontos que devem ser considerados no plano, assim como os cuidados necessários para a manutenção da vegetação e a distribuição das áreas arborizadas pelo município.

Especialistas e moradores participam do debate

A audiência pública deve contar com profissionais convidados para apresentar informações técnicas e contribuir com a discussão. A população também poderá participar, apresentando sugestões, tirando dúvidas e relatando demandas relacionadas à arborização em diferentes regiões de Criciúma.

A intenção é reunir informações técnicas e contribuições dos moradores para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito