Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Atividades presenciais em grupo são retomadas nas escolas da região

Aulas estão retornando nas escolas municipais, privadas e de ensino infantil. Nas estaduais somente o reforço
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 27/10/2020 - 09:31 Atualizado em 27/10/2020 - 09:34
Foto: Ana de Mattia
Foto: Ana de Mattia

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a mudança do risco potencial de grave para alto, as escolas da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estão autorizadas a retomar as suas aulas presenciais, mas ainda com restrições. A retomada, no entanto, será encarada de forma diferente entre as redes municipais e estaduais.

De acordo com a secretária de Educação de Criciúma, professora Cristiane Fretta, as atividades presenciais já haviam sido retomadas de forma individual, para reforço, no dia 21 de outubro. A partir desta terça-feira, serão retomadas as atividades em grupos maiores de alunos.

“A partir de hoje os nonos e quintos anos da rede municipal iniciaram suas atividades, conforme os alunos que cabem na metragem da sala de aula. São em média de 30% à 40%, todas as escolas municipais que possuem os quintos e nonos anos já estão recebendo a partir das 8h os alunos, com todas as questões sanitárias”, reforçou.

O retorno dos alunos, no entanto, não é obrigatório. As escolas municipais continuarão com as atividades remotas e, também, aquelas que são retiradas presencialmente de forma impressa, até o dia 14 de dezembro. “Esses grupos são para a retomada dos estudos e reforços, para aquele pai que deseja que seu filho retorne as aulas”, declarou.

Volta nas creches da Afasc e nas escolas infantis

Na Afasc, três creches deverão retomar as atividades presenciais ainda nesta quarta-feira, com abertura das demais a partir de quinta. “Atendemos todos os protocolos dentro do que foi pedido no plano, as escolas estão todas prontas para receber com segurança os pais, crianças e profissionais. Estamos sim preparados para atender”, afirmou o presidente da Afasc, Adriano Boaroli.

A retomada deverá acontecer de forma gradual nas creches da Afasc ao decorrer do mês de novembro, iniciando pelo grupo dos maiores alunos e, posteriormente, dos menores. “Estamos observando toda a questão de distanciamento, equipamentos de proteção e das condições previstas pelo plano para retomada com segurança”, colocou.

Administradora do Centro de Educação Infantil Tiquinho de Gente, Maria Cristina Pizzolo reforça a felicidade de poder retomar as atividades depois de tantos meses. A diretora afirma que as escolas de educação infantil já estão retomando com as aulas, com todos os cuidados, e fazendo trabalhos de conscientização com pais e professores. 

“Ontem o que eu  vi na escola foi um momento terapêutico, tanto para nós quanto para as crianças. É muito bonitinho ver os menorzinhos de dois anos, de máscara, muito fofos. Estamos contentes voltando, não é um normal ainda mas voltamos aos poucos”, disse.

Na rede estadual, somente reforço presencial 

As escolas da rede estadual de ensino da região não retomarão as aulas presenciais, efetivamente, em 2020. As instituições continuarão com as aulas remotas até o final do ano, somente com atividades presenciais de reforço em grupo para os alunos que possuem algumas dificuldades.

“No início da próxima semana, começaremos com o terceiro ano do ensino médio, escalonando dos maiores para os menores conforte as portarias e planos de contingência. As escolas ainda estão em contato solicitando autorização, porque é um convite às famílias, a decisão do aluno vir ou não é da família”, afirmou a coordenadora regional de Educação da rede estadual de ensino, Ronisi Guimarães.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito