Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Atendimento salva vidas” pauta edição de março do Café de Ideias

Evento realizado pela CDL de Criciúma ocorreu na manhã dessa quarta-feira e teve como convidada a palestrante e consultora paulista, Mônica Pontalti
Por Redação Criciúma, SC, 24/03/2021 - 17:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Salvar um negócio é, sim, salvar vidas”. Esta foi a mensagem que a palestrante, consultora e diretora da Ponto de Referência, Mônica Pontalti, passou durante mais uma edição do Café de Ideias, evento realizado mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. Na oportunidade, a convidada evidenciou a importância de oferecer uma boa experiência de venda ao consumidor. “O seu jeito de conversar, de abordar o cliente, pode mudar completamente o dia dele. É preciso se interessar pelo outro, falar com gentileza, olhar nos olhos. É vital ter respeito por todas as pessoas que fazem parte desta cadeia, especialmente neste momento em que estamos vivendo, onde o estresse está cada vez mais alto”.

Mônica também destacou a importância de reconhecer o colaborador. “Mas reconhecer genuinamente! Geralmente os atendentes são parabenizados pelas metas de vendas, mas o bacana mesmo é parabenizar pelo seu esforço. Isso mostra que o empregador observa as pequenas coisas que eles fazem”, diz ela, ao complementar: “dessa forma, eles terão prazer em atender bem, consequentemente farão isso sempre, e cada vez melhor. São essas pequenas coisas que fazem o negócio ter continuidade, sobrevivendo aos desafios que surgem à nossa frente todos os dias”.

O presidente da CDL, Tiago Marangoni, aproveitou a oportunidade para, além de agradecer a disponibilidade de Mônica, evidenciar o esforço da instituição neste momento tão atípico. “A CDL é uma entidade muito representativa, por isso tem a grande responsabilidade de trazer conteúdo relevante e informativo”. Tiago ainda enfatizou a mobilização da entidade junto ao poder público. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para passar por tudo isso bem, saudáveis e garantido emprego e renda à população. É preciso se capacitar, oferecer um bom atendimento e melhores experiências, para que os clientes voltem e os negócios continuem prosperando”, conclui.

 

Dicas valiosas de quem é especialista na área:

Durante o encontro, Mônica evidenciou alguns pontos importantes para salvar a vida dos negócios:

 - O cliente não tem sempre razão, mas ele sempre tem as suas razões. É importante avaliar porque determinada situação aconteceu e, se for algo ruim, analisar o que deve ser feito para que ela não se repita.

- É preciso se antecipar. O que pode ser feito ou oferecido para fidelizar o cliente?

- Deve-se ter muito claro até onde cada funcionário pode ir. Dar autonomia, mas sempre seguindo um fluxo interno. Porque nada irrita mais um cliente do que o famoso “jogo de empurra”.

- Estabeleça um ritual de conversa com a equipe. Uma coisa é informar, outra é ouvir. Ouça, olhe nos olhos, dê atenção, isso é vital para a perenidade do seu negócio.

 

- Tenha respeito, mostre o quanto se importa com a vida do outro. Respeite todos os protocolos, respeite a diversidade de todas as formas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito