Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Assembleia articula CPI para investigar isenções de ICMS

Declarações do secretário da Fazenda, Paulo Eli, alertaram ainda mais para o problema
Por Redação Florianópolis, SC, 21/02/2019 - 08:04
Foto: Rodolfo Espinola / Agência AL
Foto: Rodolfo Espinola / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois das informações repassadas pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli, os deputados se articulam para a criar segunda Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dessa legislatura. As primeiras manifestações vieram das bancadas do PR, PSB e MDB. A intenção é investigar as isenções de ICMS.

“Pedi para a assessoria estudar, vou ser autor de um pedido de CPI, vamos ver quem concedeu, vamos ver se a empresa foi lá, ou se foi um escritório, se tem algum direcionamento, vamos tirar essas dúvidas. Tinha lobista que dizia ‘deputado tal me conseguiu crédito, vai pagar 200, mas o crédito é de 500’, vamos abrir (a caixa-preta)”, informou Maurício Eskudlark (PR).

“Fiquei indignado com o que ouvi do secretário da Fazenda, que é o coração do governo, dizendo que não sabe quais são as empresas nem os setores que são beneficiados pelos incentivos fiscais, que existem incentivos fiscais de gaveta, que o secretário chamou de caixa-preta, e que tudo isso ele desconhece”, afirmou Laércio Schuster (PSB).

O ex-prefeito de Timbó também sugeriu a criação de uma CPI. “Quero propor aos nossos líderes para que abram um debate sobre a instalação de uma CPI do ICMS, para ajudar o secretário a conhecer a sua pasta, para que possamos ser a luz dos olhos dele para procurar a caixa-preta, os tais incentivos de gaveta”, ironizou Schuster.

O vice-presidente da Casa, Mauro de Nadal (MDB), também hipotecou apoio à criação da CPI. “Se requerer a CPI, eu serei o segundo a assinar o requerimento”, indicou Nadal.
Ismael dos Santos (PSD) e Milton Hobus (PSD) relativizaram a expressão “caixa-preta” e defenderam a transparência das isenções. “Uma rápida leitura do que vi e ouvi nesta Casa: nunca vi nesta tribuna tanta ironia e uma pitada de sarcasmo, não sei se o secretário tomou um Rivotril com data de validade vencida. Ontem eu vi a face do cavaleiro do apocalipse, Santa Catarina está no precipício, esta história de caixa-preta, ora Santa Catarina dá show em fiscalização eletrônica, todas as notas são digitalizadas”, sublinhou Ismael dos Santos.
“Ontem (terça-feira) foi colocado para nós algo que, se for verdade, deve-se mandar prender imediatamente os ex-secretários e chamar o atual secretário,, que em um ano, não conseguiu abrir a caixa-preta. Não existe, Santa Catarina foi o primeiro estado onde todo o sistema tributário é eletrônico, existem programas, o Pró-Emprego, Prodec, protocolos de intenção, extratos que foram publicados, arquivos. Para saber dos incentivos, basta clicar nos botões”, ensinou Hobus.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito