Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As vantagens do sistema MEI para motoristas de aplicativos

Atualmente são cerca de 500 profissionais trabalhando na região
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/05/2019 - 10:58
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os motoristas que trabalham com transporte por aplicativo poderão contribuir em breve com o Instituto Nacional do Seguro Social. Atualmente podem apenas se inscrever como autônomos, gerando um custo proporcional ao cálculo do salário mínimo. Se inscritos no sistema de microempreendedor individual (MEI), os valores seriam reduzidos para R$ 54.

“Para se inscrever como autônomo no INSS, o trabalhador contribui com 20% do valor que quer para se aposentar, se for um salário mínimo, é em torno de R$ 200”, explicou o presidente da Associação dos Motoristas Particulares e de Aplicativos de Santa Catarina, Robson Cechinel.

Segundo ele, a maioria dos motoristas que trabalham com aplicativos utilizam o serviço como renda extra, dessa forma não se cadastram no sistema do INSS. Com o sistema MEI passariam a ter direito a todos os benefícios oferecidos aos trabalhadores comuns. A região sul conta com aproximadamente 500 motoristas por aplicativo.

“Aqueles que utilizam como única fonte de renda, aqueles contribuem com o INSS. A gente sabe que muitos deles trabalham na informalidade, então se passam por um acidente e ficam 30 dias fora, não recebem nada, com essa entrada no INSS recebem o auxílio-doença”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Tags: uber

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito