Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Árvores em estado precário são retiradas da Praça Nereu Ramos

Remoção faz parte do projeto Replantar Seguro. Medida visa garantir a segurança dos pedestres e a preservação do patrimônio
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 06/04/2022 - 15:35 Atualizado em 06/04/2022 - 15:43
A cada árvore cortada, duas nativas são plantadas no local / Foto: Giovana Bordignon / 4oito
A cada árvore cortada, duas nativas são plantadas no local / Foto: Giovana Bordignon / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Defesa Civil e a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma estão realizando, desde a manhã desta segunda-feira (6), o corte de árvores que ofereciam risco de danos aos pedestres ou ao patrimônio público na Praça Nereu Ramos. A ação faz parte do projeto Replantar Seguro e só será finalizada em algumas semanas. Nesta etapa, pelo menos cinco árvores já foram removidas.

“Na Praça Nereu Ramos o trabalho ainda não foi concluído, porque ali tem várias outras árvores que ainda estamos avaliando a necessidade de corte e por isso, vamos retornar ali mais vezes para dar continuidade aos trabalhos, mas sempre com esse objetivo de substituir as árvores que estejam, por ventura, velhas ou colocando em risco a população, e substituindo por nativas”, explicou a diretora de Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Fortunato.

Divulgação / Defesa Civil

Todos os espaços públicos do município estão sendo avaliados nesse projeto, que é uma iniciativa entre a Defesa Civil e a Diretoria de Meio Ambiente. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos, sendo que a cada árvore cortada, duas nativas são plantadas no local.

“É um projeto contínuo, nós estamos avaliando tanto a Praça Nereu Ramos quanto a Praça do Congresso, os parques da cidade e demais locais públicos que necessitem de corte ou poda de árvore e substituição por nativas”, esclareceu a diretora. Ainda segunda ela, todas as espécies cortadas foram exóticas, “Ligustros foram a maioria”.

Divulgação / Defesa Civil

Destino da madeira

Após o corte das árvores, a madeira retirada do local ganha um novo destino. Segundo o diretor da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Fred Gomes, galhos menores são triturados para virar adubo, já os maiores podem servir para consertos ou pequenas construções.

“Essa madeira que é cortada vai pro horto, é triturada e usada para fazer adubo e alguns troncos, que são maiores, ficam guardados lá e usados para alguma eventualidade. Se quebrou um banco e tem que usar madeira para colocar no banco da praça que foi quebrado, por exemplo, pode ser usado por isso, e assim vai…”, declarou Fred.

Divulgação / Defesa Civil

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito