Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Área de incentivo em Imbituba deve trazer indústrias até maio do ano que vem

Projeção é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon
Por Heitor Araujo Imbituba, SC, 19/07/2021 - 08:04 Atualizado em 19/07/2021 - 08:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A efetivação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Imbituba animou ao governo do Estado. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta segunda-feira, 19, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, projeta para até maio do ano que vem a instalação de novas indústrias no local, às margens da BR-101, ao lado do trevo de entrada no município.

A ZPE em Imbituba, no papel, existia desde a década de 90, de acordo com nota publicada pelo governo do Estado. Essa chamada "efetivação" deu-se por meio do novo marco legal das ZPEs, sancionado na semana passada pelo governo federal, com a lei 14.184. Ela entrará em vigor no começo do ano que vem.

"A partir do momento em que o marco foi sancionado e publicado, na semana passada, agora temos um trâmite administrativo. O grande marco foi ter a lei sancionada. Entra em vigor a parte tributária no início do ano que vem e em 90 dias a parte administrativa. Agora é incentivar para que as empresas já interessadas possam estar em movimentação já em abril ou maio do ano que vem", projetou Buligon.

Segundo o secretário, a ZPE será, na prática, um distrito industrial, no qual as empresas receberão incentivos fiscais para a produção visando a exportação. "No início da década de 90 isso aconteceu na China e proporcionou ao país tornar-se a potência que é hoje. O  Brasil quer fazer uma sintonia com o que fez a China, de produzir para exportar", compara Buligon.

Caso a empresa instalada tenha interesse em vender a produção ao mercado interno, segundo Buligon, terá que pagar os impostos sobre esses produtos para "manter a competitividade interna".

Mais duas ZPEs estão no radar do governo do Estado: em Dionísio Cerqueira, no Extremo-oeste, e em Lages, no Planalto."Santa Catarina é 1% do território brasileiro e nós produzimos mais do que consumimos. Somos um estado exportador. Vamos criar os distritos privados, é o que ficou claro com o novo marco nacional. O governador comemora", completou o secretário. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito