Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá: Presídio dará lugar a uma Penitenciária Industrial

Licitação deverá ser lançada em até 60 dias. Obras poderão ter início até o fim deste ano.
Por Enio Biz Araranguá, SC, 17/03/2022 - 11:32 Atualizado em 17/03/2022 - 12:17
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Presídio Regional de Araranguá vai dar lugar a uma Penitenciária Industrial. O local será mais amplo e deverá ter capacidade para até 700 detentos. A licitação deverá ser lançada pelo governo estadual em até 60 dias e as obras deverão ter início até o fim deste ano. A informação foi dada pelo deputado estadual, Zé Milton Scheffer, em entrevista ao programa Conexão Sul desta quinta-feira (17).

"Nós tivemos resolvendo algumas questões de indenização de alguns terrenos. Nós vamos ampliar, ou seja, de um presídio vai virar uma penitenciária industrial. Os recursos já estão assegurados no governo do estado. Agora, o processo está para o grupo gestor autorizar a licitação de mais de 40 milhões. Feita essa etapa, imaginamos que em um espaço de três meses a secretaria de administração prisional lance o edital para a construção da penitenciária industrial", informa.

Problemas com desapropriações acarretaram no atraso do lançamento do edital. "O último terreno foi resolvido a alguns dias, por isso que atrasou em seis meses o lançamento do edital. O licenciamento e a terraplanagem da área também resolvidos. Agora é a apenas a licitação da construção que depende de um trâmite burocrático dentro do governo estadual, que geralmente demora uns 60 dias para uma obra de um valor assim tão elevado", explica o deputado.

De acordo com Zé Milton, um novo projeto foi elaborado. O Ministério da Justiça precisa autorizar a nova construção. A Penitenciária Industrial, em Araranguá, será semelhante a Penitenciária Sul de Criciúma, porém mais moderna. "Nos mesmos moldes e ainda com mais alguns instrumentos mais modernos, mais avançados, que também farão parte dessa nova penitenciária em Araranguá. Dará plenas condições de trabalho para os policiais penais e também melhores condições para acompanhamento dos presos, tanto na área educacional, na saúde, como também na preparação deles para o mercado de trabalho", finaliza.  

Confira o podcast da entrevista do deputado, Zé Milton Scheffer:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito