Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apresentado nesta sexta-feira, Evandro Guimarães projeta Tigre aguerrido

Diretor de futebol concedeu coletiva no Heriberto Hülse e explicou o planejamento para 2020
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 03/01/2020 - 13:47 Atualizado em 03/01/2020 - 13:56

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma apresentou oficialmente nesta sexta-feira, 3, o diretor de futebol Evandro Guimarães. Anunciado no fim do ano passado, Evandro recuperava-se de um procedimento cirúrgico e chegou na noite do dia 1º na cidade. O novo dirigente concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do Heriberto Hülse, no fim da manhã desta sexta, e prometeu um time aguerrido, com integração entre base e profissional e não descartou a montagem do elenco no decorrer do Campeonato Catarinense.

O Tigre terá pouco tempo de preparação. Serão apenas 19 dias de trabalho para o técnico Roberto Cavalo com o grupo de jogadores, que se reapresenta na tarde desta sexta, às 15h, e ainda está em reformulação. Até o momento, seis jogadores foram contratados e a maioria das permanências da temporada passada são de jogadores da base.

"Calendário sempre foi um problema do futebol brasileiro. Não podemos ficar apoiados nisso. O tempo é curto, estamos remontando a equipe, diminuímos menos da metade do orçamento do ano passado. Não são jogadores que o Criciúma está acostumado a contratar, é uma outra realidade. Temos o cuidado de analisar bem as contratações dentro do perfil que o clube e o torcedor gosta", falou Evandro sobre o tempo de pré-temporada. 

Desde o começo, o elenco fará trabalhos com bola, visando estar em boa forma para a estreia no Catarinense, marcada para o dia 22 contra o Concórdia, no Heriberto Hülse. "O que a gente separa são os exames individuais. Treinamentos com bola e físico acabam sendo integrados, não tem mais essa separação porque o tempo é curto. Temos que obedecer um processo para chegar em ótimas condições na estreia. É um time novo, uma estrutura nova, precisamos ter o máximo de período de treino possível", acrescentou o diretor. 

Diretor de futebol

Evandro explicou o projeto que o Tigre montou para a temporada 2020. As atribuições do diretor de futebol dizem respeito à parte técnica do futebol, enquanto Serginho Lopes, o superintendente, tratará mais diretamente com o presidente Jaime Dal Farra sobre as questões administrativas do clube.

"Sou o diretor técnico, o Serginho mais administrativo. Minha gestão é de futebol: profissional, base; vamos construir núcleos de desempenho, social e o departamento médico. Criar o ambiente para o menino chegar pronto no profissional, uma gestão técnica, construída junto com os técnicos, ninguém vai impor nada", destacou o diretor.

"Não vamos ter mais isso de direção de base, é tudo Criciúma. A preparação física, gestão técnica e administrativa, tudo vai ser um grupo só. O preparador físico vai coordenar os preparadores da base. O jogador chega no profissional e todo mundo vai conhecer. Vou coordenar, abraçar profissional e base com o mesmo afinco", detalhou Evandro.

Elenco

Até o momento, o Tigre anunciou seis contratações, que estarão na apresentação nesta sexta-feira, segundo Evandro: Victor Guilherme (lateral direito), Rodrigo Milanez (zagueiro), Adenilson (volante), Carlinhos (meia), Jajá e Daniel Cruz (atacantes). Foram acertadas as renovações do zagueiro Sandro e do goleiro Paulo Gianezini. Foguinho e Eduardo têm contrato até o fim da temporada e devem permanecer. Já Luiz, que ainda tem vínculo com o Tigre, mas recebe um salário acima das capacidades do clube, foi praticamente descartado pelo diretor.

"Vamos procurar trabalhar com jogadores jovens. Nessa faixa salarial que estamos trabalhando, vai ter que ter apostas. O jogador tem que vir pensando na carreira. Não pode simplesmente vir por jogar, tem que ser atletas que estejam envolvidos e apostando no projeto. Não vamos iludir ninguém", projetou Evandro.

É possível que o elenco não esteja totalmente formado para a estreia no Catarinense. Poderá, também, ser encorpado para o segundo semestre. "Até em time pronto a gente continua mexendo, tem que renovar, não pode se iludir com vitórias. Se deixar perder a força, concentração, o rendimento, daqui a pouco fica igual ao Cruzeiro (rebaixado para a Série B, após ganhar duas Copas do Brasil), que deixou o time cansar e não fez a renovação na hora certa".

Da base, ganharão mais oportunidades em 2020: Wagner Junior (goleiro), Wellington, Claudinho e Bruno Oliveira (defesa), Ykaro (meio) e Lukinha (ataque), além de Andrew, titular no fim da temporada passada. A folha salarial do elenco profissional será na faixa dos R$ 350 mil. 

Laboratório

O foco principal do Tigre em 2020 é o retorno para a Série B. Evandro Guimarães não nega a importância de um título catarinense, mas evita fazer promessas. O estadual acabará sendo um tempo para ver o que está bem encaminhado e o que precisa melhorar para o segundo semestre.

"As coisas vão se moldando. É um laboratório. E vamos em cima disso aí, montar uma equipe muito competitiva. Vamos analisando no decorrer as fragilidades, necessidades. Estamos tentando compor o elenco com jogadores de várias características, sem perder a intensidade que a gente espera apresentar já no início do campeonato", concluiu. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito