Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amrec terá decréscimo na participação do ICMS

Calculada com base no Valor Adicionado de cada município, queda virá em 2021
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 04/06/2020 - 15:45
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), terão uma diminuição na participação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado. A distribuição do tributo é feita com base no Valor Adicionado (VA) da região, calculada pela riqueza produzida por cada município.

O decréscimo, no entanto, deverá acontecer somente no próximo ano. “Em 2020 nossa participação, de todo o ICMS de SC, os municípios da Amrec recebem 5,03%. Se continuar do jeito que está, a partir de 20201 vamos receber 4,98%. É 0,2%, mas isso representa um montante muito grande”, destacou o coordenador econômico da Amrec e Amesc, Ailson Piva.

A região vem crescendo economicamente mas, apesar disso, está abaixo da média de Santa Catarina. Enquanto a Amrec cresceu em média 7,32% de 2018 para 2019, o estado teve um crescimento médio de 10,10% - o que implica na perda de 3% no retorno do ICMS. “Para termos o mesmo índice de retorno, que para a Amrec toda é 5%, teríamos que ter crescido 10,10%. Como não atingimos isso, diminuímos”, disse.

A projeção do Fundo de Participação Municipal (FPM) para Criciúma para 2021, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, é de R$ 4,4 bilhões - o oitavo maior do estado. Içara foi o outro município da Amrec a contar com um FPM na casa do bilhão : R$ 1,4 bi.

Segundo Piva, a região via numa crescente significativa na parte da agroindústria nos meses que antecederam a pandemia de Covid-19. “A tendência, se continuasse assim, apesar de 2020 ser um ano ruim, é de que nossa região cresceria mais do que a média estadual, mas isso só retorna para o município em 2022”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito