Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos de Nova Veneza são destaques na Olimpíada de Astronomia

Estudantes da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto ganham medalha de ouro na primeira etapa das Olimpíadas
Por Redação Nova Veneza, SC, 10/08/2023 - 20:05
Foto: Lucas Sabino/ Prefeitura de Nova Veneza
Foto: Lucas Sabino/ Prefeitura de Nova Veneza

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os estudantes Vitor Caetano da Rocha, 14 anos, e Letícia Mazzorana, 15 anos, da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, conquistaram medalhas de ouro na primeira etapa das Olimpíadas Brasileira de Astronomia. O Vitor tirou nota 10 e, Letícia 9,2 e os dois ganharão medalha de ouro.  Essa etapa ocorreu na própria escola, de forma presencial.

Agora serão três etapas, online, que fazem parte das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2024, devido à média deles. Passando por essas três provas, o processo escolherá os estudantes que participarão dos treinamentos de 2024 no Rio de Janeiro.

Agora, os estudantes estão focados nos estudos para a segunda etapa dos testes, que ocorrem em outubro. "Estamos estudando com um livro de mais de 500 páginas, por isso exige muita atenção e dedicação. Eu priorizo de duas a três horas do meu dia para estudar o conteúdo, que é rico em detalhes", comenta o aluno do nono ano.

Para Letícia, também está sendo uma experiência única participar da competição nacional. "Eu sempre me interessei por astronomia e agora ter essa oportunidade de representar a nossa escola e cidade é muito gratificante e ter o apoio dos professores é fundamental", afirma.

Mas para os alunos conquistarem os resultados, a escola é fundamental em todo o processo. "Aqui na escola nós sempre incentivamos os alunos a participarem das competições, porque isso estimula eles a estudarem ainda mais. E nós, como educadores, temos o papel de apoiar e buscar as ferramentas necessárias para conquistarem os seus objetivos. Solicitamos o livro de astronomia junto à Secretaria, que nos atendeu e agora os dois estão com um material didático apropriado para a competição", explica a diretora Jussara Savio

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito