Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos da Escola S de Criciúma participam de torneio internacional de robótica

Duas equipes do município estarão entre as representantes catarinenses no evento que ocorrerá de 2 a 5 de agosto, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro
Por Redação Criciúma, SC, 31/07/2023 - 19:34
Foto: Divulgação/ Escola S
Foto: Divulgação/ Escola S

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As habilidades, o trabalho em equipe e o aprendizado vivenciado ao longo do último ano serão evidenciados pelas equipes da Escola S de Criciúma que, a partir desta quarta-feira, dia 2 de agosto, disputarão na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o Festival SESI de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o torneio irá reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes de Criciúma, do ensino fundamental e médio, competirão em duas modalidades - F1 in Schools e a FIRST Tech Challenge (FTC).

“Teremos duas equipes de Criciúma, uma na modalidade de FTC e outra na modalidade de F1. A de FTC, é composta por estudantes do ensino fundamental e médio, e a F1 por alunos do ensino médio. A delegação do SESI Criciúma é formada por 14 pessoas e a nossa expectativa é sempre a melhor. Nos preparamos para isso, nossos alunos treinaram muito para chegar até aqui”, explica a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.

Essa é última etapa da temporada passada. Em agosto é anunciada uma nova temporada da competição. O Festival de Robótica inicia nesta quarta-feira, dia 2, e segue até sábado, quando serão anunciados os vencedores da competição.

Sobre as modalidades disputadas pelos estudantes de Criciúma:

F1 in Schools: no projeto educacional da Fórmula 1, os estudantes montam escuderias, com 3 a 6 integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h em uma pista de 24 metros.  Eles também montam um plano de negócios e de marketing para promover a escuderia.

FIRST Tech Challenge (FTC): a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e programam robôs de até 19kg, que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito