Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aline Cardoso: ensinando finanças para mulheres

Dona do blog #UMABOLSA, criciumense afirma que educação financeira não é um bicho de sete cabeças
Por Paulo Monteiro São Paulo - SP, 01/06/2020 - 14:03 Atualizado em 01/06/2020 - 14:05
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nascida em Criciúma e formada em moda, Aline Cardoso deixou um pouco de lado a sua formação inicial para trabalhar com aquilo que vem lhe encantando cada vez mais: finanças. Atualmente dona do blog #UMABOLSA, ela busca ensinar para mulheres, com experiências voltadas para este público, tudo que vem conhecendo sobre o financeiro nos últimos anos. Nesta segunda-feira, 1º, Aline foi a entrevistada especial do 60 minutos.

Quatro anos após ter se formado em moda Aline foi trabalhar em uma empresa de finanças e educação financeira. “No momento que comecei a estudar sobre o assunto e entrar dentro das finanças deixe a moda um pouco de lado. Ainda é uma paixão, mas finanças tomaram conta da minha vida”, disse.

Foi estudando sobre o assunto que a profissional percebeu que educação financeira não era algo tão difícil como é descrito por muitos. “Não é aquele bicho de sete cabeças só para homens engravatados, pode sim fazer parte do nosso dia-a-dia”, pontuou.

A educadora afirma que há todo uma situação cultural enraizada de tratar finanças como um assunto mais masculino e que foge da área das mulheres mas que, na verdade, é feito para todos. Dessa forma, ela busca ensinar para mulheres conceitos sobre educação financeira de uma forma mais simples, voltada também para o comportamento das pessoas.

“Foquei muito na parte comportamental das mulheres, na questão do gasto e do consumo, de realmente saber fazer escolhas. Nós temos uma questão cultural meio moldada de: você vai se formar, casar, ter um filho e financiar um apartamento. Primeiramente, meu foco foi o comportamento, do que as pessoas realmente querem. Falamos dessa parte de comportamento financeiro focado em identificação”, ressaltou.

Aline destaca que o estereótipo da mulher gastar mais do que homem é mentira, já que de um modo geral ambos consomem o mesmo tanto - mas com gastos em diferentes coisas. “Falar de dinheiro é tabu, não importa se é para homem ou mulher. E a gente vê que felizmente as mulheres estão tomando conta desse mercado, vemos que as mulheres tem não somente se mostrando mais, como também inspirando outras mulheres”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito