Nascida em Criciúma e formada em moda, Aline Cardoso deixou um pouco de lado a sua formação inicial para trabalhar com aquilo que vem lhe encantando cada vez mais: finanças. Atualmente dona do blog #UMABOLSA, ela busca ensinar para mulheres, com experiências voltadas para este público, tudo que vem conhecendo sobre o financeiro nos últimos anos. Nesta segunda-feira, 1º, Aline foi a entrevistada especial do 60 minutos.
Quatro anos após ter se formado em moda Aline foi trabalhar em uma empresa de finanças e educação financeira. “No momento que comecei a estudar sobre o assunto e entrar dentro das finanças deixe a moda um pouco de lado. Ainda é uma paixão, mas finanças tomaram conta da minha vida”, disse.
Foi estudando sobre o assunto que a profissional percebeu que educação financeira não era algo tão difícil como é descrito por muitos. “Não é aquele bicho de sete cabeças só para homens engravatados, pode sim fazer parte do nosso dia-a-dia”, pontuou.
A educadora afirma que há todo uma situação cultural enraizada de tratar finanças como um assunto mais masculino e que foge da área das mulheres mas que, na verdade, é feito para todos. Dessa forma, ela busca ensinar para mulheres conceitos sobre educação financeira de uma forma mais simples, voltada também para o comportamento das pessoas.
“Foquei muito na parte comportamental das mulheres, na questão do gasto e do consumo, de realmente saber fazer escolhas. Nós temos uma questão cultural meio moldada de: você vai se formar, casar, ter um filho e financiar um apartamento. Primeiramente, meu foco foi o comportamento, do que as pessoas realmente querem. Falamos dessa parte de comportamento financeiro focado em identificação”, ressaltou.
Aline destaca que o estereótipo da mulher gastar mais do que homem é mentira, já que de um modo geral ambos consomem o mesmo tanto - mas com gastos em diferentes coisas. “Falar de dinheiro é tabu, não importa se é para homem ou mulher. E a gente vê que felizmente as mulheres estão tomando conta desse mercado, vemos que as mulheres tem não somente se mostrando mais, como também inspirando outras mulheres”, afirmou.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!