Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alex Maranhão, ex-Tigre, é vítima de clonagem no WhatsApp

Golpista estava lesando amigo do jogador, atualmente na Ponte Preta, em R$ 2,5 mil
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 04/06/2019 - 14:58 Atualizado em 04/06/2019 - 14:59
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estão aumentando na Polícia Civil os registros de golpes via WhatsApp em Criciúma e região. O registro mais comum diz respeito à clonagem de contatos para posterior uso em golpes. Uma vítima conhecida foi alvo dos golpistas nesta terça-feira, 4. O jogador de futebol Alex Maranhão, que defendeu o Criciúma até o fim do ano passado e atualmente está na Ponte Preta, de Campinas, por pouco não acabou sendo lesado.

"Estou em choque até agora. Me pegou muito de surpresa. Foi surreal", contou Alex ao 4oito. A conta de Alex no WhatsApp foi clonada "e usaram uma foto antiga minha, do tempo que eu joguei no Sampaio Corrêa", relatou. "Eles clonam a conta de pessoas conhecidas e entram em contato com pessoas próximas pedindo dinheiro, eles sabem que essas pessoas não vão questionar o pedido e vão ajuda", detalhou.

E foi o que aconteceu com Alex. Três contatos dele foram procurados pelos golpistas nas últimas horas. "Eles chamaram um amigo meu, corretor de imóveis aí em Criciúma, e pediram R$ 2,5 mil dizendo que eu, Alex, estava parado na beira da estrada em Joinville, com problemas no carro, e precisava ser guinchado até Criciúma. O meu amigo foi até o banco fzer o depósito mas a gerente desconfiou", disse o jogador. A partir da desconfiança houve a descoberta que se tratava de um golpe.

Ao contactar a Polícia Civil para formalizar a queixa, Alex Maranhão ouviu que os golpistas formam um grupo organizado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. "A gerente checou a conta apresentada no meu caso, e havia cinco denúncias de golpes e estelionato nessa conta", referiu Alex. "Já tomei as medidas cabíveis, fiz boletim de ocorrencia, acionei a Justiça, entrei em contato com a TIM, devo trocar de número, eles me aconselharam pois se clonaram uma vez podem clonar de novo. Estamos sujeitos a isso", lamentou.

O que fazer

“Para aumentar a segurança é indicado ir no próprio WhatsApp e fazer a configuração para o reconhecimento em duas etapas. Hoje em dia estão clonando através de um link que diz ser para a atualização do sistema, então não clique nestes links”, explicou o empresário Jonathas Roberge, que atua no setor de segurança tecnológica, em recente matéria do 4oito sobre as clonagens no WhatsApp.

Confira o depoimento de Alex Maranhão sobre o episódio no podcast abaixo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito