Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alesc aprova devolução simbólica do mandato de políticos cassados pelo regime militar

Entre os políticos, Manoel Dias é o único que permanece vivo. Medida não terá custo aos cofres públicos
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 07/06/2018 - 10:13 Atualizado em 07/06/2018 - 10:21
Manoel Dias (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
Manoel Dias (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovaram por unanimidade o projeto de resolução que devolve, de forma simbólica, os mandatos de deputados estaduais e vice-governador cassados durante o regime militar (1964-1985). A proposta é de autoria do deputado Dirceu Dresch. Uma solenidade para marcar a devolução será realizada na Alesc.

A medida beneficiará os ex-deputados estaduais: Ado Vânio de Aquino Faraco (PTB, cassado em 12 de junho de 1964); Evilásio Nery Caon (MDB, cassado pelo AI-5 em 1969); Fernando Brüggemann Viegas de Amorim (Arena, cassado pelo AI-5 em 1969); Genir Destri (MDB, cassado pelo AI-5 em 1969); Manoel Dias (MDB, cassado pelo AI-5 em 1969); Paulo Stuart Wright (PSP, cassado em 1964); Waldemar Sales (Arena, cassado pelo AI-5 em 1969). Além do x-vice-governador do Estado, Francisco Dall'igna (PTB, cassado em 19 de julho de 1966).

Dentre eles, apenas Manoel Dias permanece vivo. “Este gesto é um resgate político em função de uma cassação promovida pelo regime militar, sem que fosse instaurado o processo regular. Foi uma cassação política. Então é um gesto político de reestabelecer, perante a sociedade, junto a um pedido de desculpas. É um gesto político, não tem conotação peculiar. É um resgate perante a sociedade”, comentou Dias.

A medida não trará nenhum custo aos cofres públicos, uma vez que a restituição é apenas simbólica.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito