Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ainda não há um remédio efetivo para combate ao coronavírus, diz pneumologista

Médico afirma que muitos medicamentos estão sendo testados, mas nenhum ainda é comprovadamente efetivo
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 23/03/2020 - 09:22 Atualizado em 23/03/2020 - 09:24
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em tempos de uma pandemia como o coronavírus, começam a surgir muitas “notícias” referentes a medicamentos que podem ajudar no combate ao vírus - A grande maioria destes, falsos. A mais recente desses possíveis medicamentos seria a hemotransfusão, algo que, de acordo com o médico pneumologista Renato Matos, não possui efeito nenhum.

A hemotransfusão se refere a transferência do próprio sangue para aplicá-lo em outra parte do corpo - em músculos muitas vezes. Mas isso nada tem de efetivo no combate ao coronavírus. “Isso não tem nenhum fundamento, o que vai combater o estado do vírus é ter o anticorpus para ele. Se o nosso sangue não tem anticorpos, o que adianta eu tirar do braço e colocar no músculo?”, destacou o pneumologista.

Renato destaca que, mesmo que muitos medicamentos estejam sendo testados no momento, ainda não há nenhum completamente efetivo contra o coronavírus. Além disso, o médico ressalta a importância de estar em quarentena e tratar qualquer pessoa com sintomas gripais, como um possível portador do COVID-19.

“Qualquer sintoma gripal agora é suspeita de coronavírus, todo mundo que tiver um sintoma respiratório está sujeito à suspeita. O importante é realçar que em casos graves, onde os sintomas gripais estão juntos a falta de ar, é que se deve procurar um atendimento médico”, pontuou.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito