Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Agrotóxicos na água: MP denuncia, municípios respondem

Levantamento tornado público nesta sexta-feira citou cinco cidades do sul de Santa Catarina
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 22/03/2019 - 22:37 Atualizado em 22/03/2019 - 22:42
Orleans foi uma das cidades citadas / Divulgação
Orleans foi uma das cidades citadas / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), a engenheira química Sônia Hess promoveu um estudo em amostras de água de 90 municípios catarinenses e apurou que em 22 deles há sinais de agrotóxicos. Entre os casos mencionados estão Orleans, Balneário Rincão, Jaguaruna, Balneário Gaivota e Tubarão.

"Essa contaminação repercute em riscos à saúde dos consumidores, uma vez que possivelmente há outros agrotóxicos e poluentes presentes interagindo com os poluentes aferidos, e que não foram abordados nas análises, com efeitos imprevisíveis sobre a saúde da população exposta", alerta Sonia , que é pós-doutora em Química e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os gestores de água dos municípios se manifestaram. Todos os citados garantiram que seguem as normas do Ministério da Saúde e possuem vistorias constantes para regular os índices de potabilidade. Confira detalhes, com as justificativas de cada município e de órgãos reguladores, neste fim de semana no Jornal A Tribuna.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito