Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Agência reguladora abre discussão sobre preço da água

Vereadores aprovam convênio da Prefeitura de Criciúma com o consórcio que tem sede em Orleans
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 03/04/2019 - 07:09 Atualizado em 03/04/2019 - 07:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A prefeitura de Criciúma está autorizada a firmar convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul), que tem sede em Orleans, como agência reguladora do serviço de saneamento básico. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, ontem, na Câmara de Vereadores. Esse é o primeiro passo para intensificar a discussão sobre a tarifa da água e de tratamento de esgoto, serviços, atualmente, prestado pela Casan.

Em 28 de março, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) optou por romper o contrato com a Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (Aresc) por insatisfação em relação ao serviço prestado. O órgão tem como responsabilidade regular e fiscalizar os preços das tarifas cobrados pelo prestador de serviço.

A possibilidade de realmente se discutir o valor cobrado aos criciumenses foi o fato destacado pelos vereadores na noite de ontem. “Até hoje não tivemos uma agência reguladora adequada e os moradores continuam pagando, na minha opinião, valores absurdos. Esperamos que, agora, a nova agência, possa fazer levantamento a contento e não apenas baseado em informações da própria prestadora”, afirmou Julio Kaminski (PSDB), que levanta a bandeira da redução da tarifa desde o início do mandato. “Hoje é o marco inicial para baixar a tarifa da água e esgoto na cidade de Criciúma”, definiu.

O vereador Julio Colombo (PSB) reafirmou que esse é um dos principais passos no sentido de reduzir a tarifa. “Realmente é um dos passos mais importantes, a mudança da agência reguladora. É ela quem vai regular e calcular todos os preços e custos. Isso é de fundamental importância. Devemos convidá-los para virem até a Câmara explanar quais os planos para o Município”, sugeriu Colombo.

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) também foi à tribuna para discutir o assunto. “Sem dúvidas ficará na história do saneamento de Criciúma. Hoje, com esse projeto, a contratação do Cisam-Sul, vamos ter um custo bem abaixo, por número de habitantes”, ressaltou. “Até hoje ninguém sabe o custo da água em Criciúma”, ratificou Alexandre, que lembrou ainda que o valor repassado para o Cisam-Sul é bem menor do que era pago para a Aresc. O novo convênio se baseia no número de habitantes, e não mais no faturamento da Casan em Criciúma.

Contrato com a Casan

Na segunda-feira, o abastecimento de água e tratamento de esgoto já havia sido debatido na Câmara de Vereadores com a presença do superintendente Sul/Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior.

O principal motivo é a possibilidade de rompimento do contrato entre a Prefeitura de Criciúma e a empresa que está em pauta, porém, ficou bem claro que os valores das tarifas só podem ser debatidos com o serviço prestado por uma agência reguladora.

O que está em discussão no momento entre o Município e a Casan é o repasse de 7% do total que é arrecadado em Criciúma e a redução da taxa de esgoto para 60% em relação à tarifa de água – hoje é de 100%.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito