Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aeroporto de Forquilhinha é reaberto; voos comerciais serão discutidos em 2024

Em março, a gestão será passada para Forquilhinha
Gabriel Mendes e Giovana Bordignon Forquilhinha, SC, 11/10/2023 - 14:27 Atualizado em 11/10/2023 - 14:29
Foto: Enio Biz/4oito
Foto: Enio Biz/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Parado desde 2014, o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, foi reaberto para voos particulares. Toda a estrutura física foi entregue nesta quarta-feira (11) em um ato oficial. A instalação de uma Estação Meteorológica possibilitará a volta de voos comerciais, que serão discutidos em março de 2024. Neste mesmo período, a gestão será passada para o município.

“A região carbonífera é a que menos se desenvolve, porque precisamos de fatores que tragam novos investimentos, que atraiam geração de emprego e renda. A partir de março, passa a gestão para Forquilhinha e vamos fazer uma gestão compartilhada com empresários, visando a volta dos voos comerciais”, exaltou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

A empresa Setep, terceira classificada na licitação, assumiu a obra nas mesmas condições da licitação anterior. “O aeroporto está reaberto apenas para voos diurnos. Temos que recuperar os equipamentos, no decorrer dos anos houve furto de fios, vamos ter que recompor isso para que tenham voos noturnos”, frisou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. O investimento no aeroporto foi de cerca de R$ 17 milhões.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, se colocou a disposição para tornar o aeroporto próspero e viabilizar os voos comerciais. “Durante muito tempo, a insegurança foi o que inviabilizou o aeroporto, fazia que com que, na dúvida, você fosse para Porto Alegre ou Florianópolis. Agora, com equipamentos que oferecem segurança, pode sim ter voos comerciais. Nossa região é rica e comporta, sem prejuízo ao aeroporto de Jaguaruna, voos diários para São Paulo”, destacou.

Diomício Freitas comportará sede do Saer

Além do lançamento da obra do aeroporto Diomício Freitas, o projeto arquitetônico da nova sede do Saer, que estará no local em breve, foi apresentado ao delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Em seguida, será feita a construção do hangar. Um local já foi demolido, mas é preciso um aterramento para evitar que a água entre.

LEIA MAIS:

“Aeroporto é o lugar mais propício para uma operação de serviço aeroespacial, dada algumas circunstâncias como o abastecimento de aeronaves”, explicou o delegado. “Nosso próximo objetivo é uma aquisição de aeronave própria”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito