Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Administração Municipal busca novas práticas de negócio para Criciúma

Cidades de Santa Catarina que obtiveram os maiores avanços tecnológicos receberam a visita de representantes municipais
Por Redação Criciúma, SC, 02/07/2019 - 16:14 Atualizado em 02/07/2019 - 16:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em busca de bons exemplos tecnológicos, o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel, e o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco Galdino, visitaram as cidades de Tubarão, Joinville, Palhoça, Florianópolis e Itajaí. O objetivo da ação foi para conhecer projetos de desenvolvimento econômico e implantação de tecnologia e inovação nas cidades de Santa Catarina, podendo ser, posteriormente, implantados no município.

Na cidade de Tubarão, o foco foi a forma de utilização do fundo municipal de inovação, por meio de startups voltadas a área da saúde e a iniciativa ‘Geração 2050’, que visa a capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Em Joinville, foi visitado a Prefeitura Municipal e o Perini Business Park, o qual se trata de um empreendimento privado, com um condomínio industrial com mais de 200.000m². Além disso, dentro do espaço tem o Ágora Tech Park, também privado, que será o centro de inovação de Joinville. “Existe um interesse muito grande do Perini vir para a nossa região e nós estamos em tratativas para que isso possa acontecer”, afirma o diretor. 

Em Florianópolis, foi visitada a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e também o Centro de Inovação. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, confirmou a vinda de um bolsista da secretaria para contribuir com o desenvolvimento de startups em Criciúma. Também foi visitada a sede do Sebrae, com o intuito de trazer um programa de capacitação de franqueadores existente no Rio Grande do Sul.

Já em Palhoça, a pauta foi a área de incentivos fiscais e novos negócios que fizeram com que a cidade tivesse um crescimento nos últimos anos. Em Itajaí, a empresa Acostamento, que deslocou toda a sua produção de São Paulo para Santa Catarina, com o objetivo de aproveitar o ecossistema e os incentivos fiscais que o Estado oferece. Segundo Claiton, mais de 30 facções aqui da região já foram mapeadas por eles e estão mudando a sua produção para Criciúma. “Nós estabelecemos algumas propostas para desenvolvermos um programa de capacitação para os gestores dessas facções aqui na cidade”, comenta.

De acordo com o diretor, essa experiência é de suma importância. “É muito importante para eu conhecer boas práticas para poder trazê-las pra cá. Saber o que os colegas de outros municípios têm feito para levar o desenvolvimento econômico para as suas cidades. É fundamental para que eu adquira conhecimento e consiga compreender os projetos, adaptá-los e colocá-los em prática”, diz. 

Desde da inauguração da Casa do Empreendedo até maio deste ano 1.088 empresas foram abertas. “Queremos trazer mais empresas pra cá, para melhor desenvolver a nossa cidade, gerando novos empregos e renda”, destaca o coordenador da Casa do Empreendedor.

Feira Expo Franchising

Na semana passada, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco Galdino, esteve na Feira Expo Franchising, em São Paulo. Este evento é a feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o gestor aproveitou para divulgar, entre as redes franqueadoras, a redução da taxa do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de Criciúma, que caiu para 2%, buscando atrair franqueadoras. 

O evento contou com mais de 500 expositores, sendo 400 franqueadores. “Conversei com os donos das empresas e apresentei o nosso município como uma alternativa para eles expandirem os seus negócios e transferirem as suas sedes para poderem aproveitar essa diferença de impostos que a gente tem. Mantemos uma conversa bastante interessante com vários deles, que vai se desdobrar em oportunidades”, salienta Pacheco.

Também foi realizada uma reunião com a diretoria da ABF, com o intuito de trazer programas de capacitação para empresários para que eles possam transformar os seus negócios em franquias e expandi-los pelo Brasil. Este é o projeto ‘Entendendo o Franchising’, em parceria com a ABF, Sebrae e município de Criciúma. 

Prodec Rio Grande do Sul

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) possui uma diferenciação de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a produção de confecções em Santa Catarina. A taxa de ICMS para SC é de 3,18%, enquanto no Rio Grande do Sul é de 18%. Nesse sentido, foram feitas uma seleção de empresas de confecções dessa região que faturam acima de R$ 10 milhões por ano, as quais receberão uma visita do diretor, com a finalidade de discutir a instalação delas no município.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito