Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Administração está entre os cursos mais procurados do Brasil

Com 48 anos de história, curso da Unesc possui umas das matrizes curriculares mais modernas do país
Por Redação Criciúma, SC, 09/08/2023 - 21:02
Foto: Décio Batista/ Agecom/ Unesc
Foto: Décio Batista/ Agecom/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Mapa de Ensino Superior do Brasil, divulgado em 2022 pelo Instituto Semesp, coloca Direito, Psicologia, Administração e Pedagogia entre os cursos mais procurados por aqueles que buscam ingressar em uma Universidade. Das quase quatro milhões de matrículas realizadas em 2019 e 2020, em torno de 44%, eram de alunos dessas áreas, tanto de instituições públicas quanto privadas.

O curso de Administração, por exemplo, atrai jovens com interesses diversos, inclusive aqueles com perfil empreendedor. Tudo isso que é buscado por aqueles que pretendem ser futuros administradores é encontrado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Com 48 anos de história, a graduação em Administração na Universidade possui uma matriz curricular moderna que oferece aos estudantes, além da teoria, toda a prática necessária para que eles ingressem no mundo do trabalho e, o melhor, para atuar em diversas áreas. 

"A Unesc criou, há 48 anos, o primeiro curso de Administração da região e, desde então, já formou cerca de quatro mil pessoas nos mais diversos municípios. A nossa Universidade está sempre alinhada às necessidades da região, por isso atualizamos a matriz curricular, sendo a mais moderna do país, proporcionando a aprendizagem por meio da experiência, capacitando profissionais aptos para contribuir com a região onde estão inseridos", enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Crescimento

Conforme o Mapa de Ensino Superior 2022, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 319 mil estudantes se matricularam em faculdades de Administração.

Estes números são comprovados na Unesc, que apresenta quatro semestres consecutivos de crescimento. "Encerramos o primeiro semestre de 2022 com 420 acadêmicos e a intenção é começar 2024 com mais de 500 e 2025 com 600 acadêmicos, números que vêm em ascensão", revela o coordenador do curso, Edson Ribeiro.

Ribeiro ressalta que três carreiras profissionais são a base do curso. Em um deles, pessoas que trabalham durante o dia estudam à noite na busca por seguir a carreira executiva. 

"Em vários casos estes estudantes ingressaram em uma empresa como auxiliar administrativo; financeiro; recursos humanos; marketing, e trilham uma carreira. Nestes 48 anos, formamos muitas pessoas que hoje são diretores, gerentes, coordenadores de área, ou ainda analistas de mercado e financeiro", cita.

Outro fator comum é a presença de jovens oriundos de empresas familiares que buscam o curso para aprender gestão e conduzir o empreendimento no futuro, contribuindo com a sucessão familiar. "Esta procura cresceu muito nos últimos anos, prova disso é que cerca de 25% dos acadêmicos são oriundos de empreendimentos familiares", fala Ribeiro.

"O terceiro viés de formação é o empreendedorismo. Há alguns anos não ouvíamos muito este termo, mas a partir dos anos 2000 passou a surgir muitas pessoas com vontade de empreender. Hoje temos um percentual de jovens que quer aprender gestão para montar o próprio negócio. Alguns, inclusive, aproveitam o potencial de formação e criam um empreendimento no decorrer do curso", acrescenta.

Há também aqueles que pretendem atuar na gestão pública, exemplo disso são as pessoas que passaram pelo curso e se tornaram prefeitos, vereadores, deputados, senadores, entre outros.

O curso de Administração da Unesc, que possui oito fases, está ao alcance de todos, pois hoje possui o formato híbrido, ou seja, com disciplinas presenciais e à distância.

"Possuímos professores com mais de 30 anos de experiência, com Mestrado e Doutorado, que vivem a prática no dia a dia e lecionam à noite. Ainda temos uma consultoria empresarial, ocasião em que os empresários vêm à Unesc uma vez por semana e recebem auxílio dos acadêmicos por meio de um projeto de Extensão", frisa.

Comércio Exterior

No fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Brasil abriu as portas para o exterior, em uma época em que a globalização estava no centro dos debates. Atenta a isso, a coordenação do curso de Administração da Unesc lançou a habilitação em Comércio Exterior, que hoje já se aproxima do milésimo formado.

"As empresas importadoras e exportadoras possuem egressos começando, coordenando ou sendo proprietários. Há estabelecimentos de ex-acadêmicos em praticamente todos os municípios da região", enfatiza Ribeiro. 

"A Administração é uma profissão eclética, pois se a pessoa tem um perfil lógico, pode atuar na área de finanças, produção, logística, que requerem cálculo e raciocínio lógico. Quem tem perfil criativo, pode se dedicar ao marketing; se gosta de se relacionar, pode ir para a área de organização, sistemas e metas", sugere.

Graduação Multi

Em 2022, a Universidade implantou a Graduação Multi, que agora chega à quarta turma.  Aproveitando esta virada no processo de ensino-aprendizagem, o curso de Administração teve 70% da grade formativa reformulada.

"Apostamos em tecnologia, gestão de conhecimento e inovação. Não temos medo de afirmar que, se pegarmos a matriz curricular do Brasil e colocarmos ao lado da nossa, iremos perceber um grande diferencial. Nas primeiras fases, os acadêmicos aprendem o que é uma organização e como colocar o produto no mercado e vender. Depois disso, eles fazem a parte de logística, de compra para armazenamento, estocagem e venda. Na metade do curso eles já organizaram uma empresa, venderam, compraram, produziram e sabem como conduzir pessoas. Deste ponto em diante temos a trilha de finanças, quando eles analisam se isso tudo gerou lucro", explica o coordenador do curso.

Oportunidade para mudar o futuro

Para quem não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc e ainda participar do programa Universidade Gratuita.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (WhatsApp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito