Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acentra: a atuação para além do Centro da cidade

Nascida dentro da Cecrisa, cooperativa de crédito se expandiu pela região sul e já soma 18 mil cooperados
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 07/07/2020 - 17:15 Atualizado em 08/07/2020 - 16:40
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 1999, uma cooperativa de crédito nascia dentro da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, sob o nome de Cecrisa Cred, e pela mão de 42 trabalhadores. A cooperativa ganhou força com o passar dos anos e em 2017, já com sua atuação expandida no sul catarinense, mudou o seu nome por definitivo para Acentra.

Nesta terça-feira, 7, o programa 60 Minutos na Rádio Som Maior contou com a presença do vice-presidente da Acentra, Dic Freire, para mais uma entrevista especial da Som Maior em comemoração ao Dia do Cooperativismo, ocorrido em 4 de julho.

Confira - Cooperativismo em pauta na Som Maior

A Acentra conta com 18 mil cooperados atualmente, mas visa chegar ainda em 20 mil clientes até o final do ano. A mudança de nome, ocorrida em 2017, diz muito sobre os ideias de atuação da cooperativa. "Abrimos para todos os cooperados a opção de sugerir um nome, já que todos os cooperados são donos do negócio e teriam oportunidade de sugerir. Por fim, fizemos a opção por Acentra que, na verdade, é um neologismo. Você pode tentar um A de negação e Central de centro, no geral, o conceito é de que tivesse a coopeartiva que não fosse um negócio de centro da cidade, mas que atendesse as comunidades mais desassistidas da periferia e trouxesse para a cooperativa", disse Dic.

Habilitada par atuar em 34 municípios da região sul, a cooperativa conta atualmente com quatro postos de atendimento em Criciúma, dois em Içara e dois em Tubarão. Focada inicialmente em atender pessoas físicas, aos poucos a Acentra vai expandindo a sua atuação - e hoje busca ajudar, também, empresas completas.

"Hoje agregamos também as pessoas jurídicas, então trazemos as empresas para dentro da cooperativa e, junto com isso, trazemos também os funcionários, que é o nosso objetivo", pontuou o vice-presidente.

Importante atuação durante o Covid-19

Assim que os primeiros casos de Covid-19 começaram a surgir em Santa Catarina, em meados de março, a Acentra já começou a se mobilziar para ajudar e atender os seus associados. 

"Nós mesmos dentro da cooperativa tivemos que estruturar um programa de atendimento ao cooperado. Foi dado todo apoio para a comunidade cooperativa e também onde se estavam inserridos. Foi ampliada a questão do auto atendimento, juntamente com o atendimento presencial. Foram feitas isenções de tarifa, limites de desconto, criadas linhas especiais, prorrogadas aparcelas de empréstimo e criadas novas vias de crédito, sempre com o objetivo de atender o cooperado", ressaltou.

Sistema Ailos

A Acentra, juntamente com mais doze cooperativas de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, compões o sistema Ailos de cooperativas de crédito. "Já são 900 mil cooperados e 10 bilhões de ativos", comentou Dic, reforçando a importância das cooperativas no país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito