Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acadêmicos da Unesc embarcam na maior missão do Projeto Rondon no Meio-Oeste catarinense

Grupo vai realizar diversas oficinas com a população até o dia 12 de agosto na cidade de Água Doce
Por Redação Criciúma, SC, 01/08/2023 - 20:02
Foto: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Foto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Oito acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, e Psicologia da Unesc saíram na manhã desta terça-feira (1º) para uma grande missão no Meio-Oeste catarinense: o projeto Rondon. Batizada como "Horizonte", a edição envolverá atividades nas regiões da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC); Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI); e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), que juntas congregam 35 municípios. 

O Rondon, que inicia oficialmente nesta quarta-feira (2) e segue até 12 de agosto, tem como parceiro o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e tem como objetivo desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social e a disseminação do conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, que acompanhou a saída dos estudantes, a experiência proporcionada será verdadeiramente incrível e transformadora para todos os acadêmicos envolvidos. 

"Durante a visita às diferentes regiões, eles terão a oportunidade única de imergir em realidades e culturas diversas, enriquecendo seu conhecimento e perspectiva. Essa vivência os preparará ainda mais para sua jornada profissional", afirmou entusiasmada. Ela também destacou que os acadêmicos da Unesc desempenharão um papel importante na cidade de Água Doce, contribuindo para o desenvolvimento local.

Missão

A missão, que conta com a participação de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), abordará a Extensão universitária e sua relação com a sociedade por meio de oito áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia; e produção e trabalho. 

Oficinas

As oficinas ministradas para a comunidade abordarão temas importantes, como coleta e separação de lixo, artesanato com material reciclável, aproveitamento integral dos alimentos, associativismo e cooperativismo para geração de renda, educação sexual no contexto familiar, atividades físicas para a terceira idade e população especial, além de bullying, direitos dos idosos e das mulheres, entre outros.

Os acadêmicos, em parceria com o Poder Público e a comunidade local, também irão revitalizar uma praça, deixando um marco para a cidade. Além disso, o Cine Rondon fará parte da programação, oferecendo uma perspectiva única sobre o cinema.

Conhecimento

Fazem parte desta comitiva, os acadêmicos Andressa Marcelino dos Santos; Eduardo Fioreze; Fernanda Pinz; Giovana Mafioletti Soratto; Ketlin Sander da Rosa; Layra Raaby Hussein Amer; Maria Luiza Frare Peck; e Willian Somara Fernandes.

"Estou indo pela primeira vez e estou com muitas expectativas. Sempre quis participar de um projeto como esse e tenho certeza que será uma experiência inesquecível", disse Andressa, que está na segunda fase do curso de Odontologia. 

O acadêmico da 8ª fase do curso de Psicologia, Eduardo Fioreze, participa pela segunda vez da expedição. Segundo ele, contribuir em espaços para além dos muros da Universidade é uma experiência gratificante, que vai além de ser apenas um indivíduo, acadêmico ou futuro profissional. 

"Acredito que é fundamental, para o meu processo de (trans)formação, estabelecer contato com a comunidade que pretendo atender no futuro, seja em meu próprio bairro ou em municípios distantes. Conhecer novas realidades e sair da zona de conforto tem sido uma prática enriquecedora para a construção do meu ser e do meu papel no mundo", destacou Fioreze.

"A Extensão universitária é um espaço de troca mútua no qual posso compartilhar meus conhecimentos e, ao mesmo tempo, aprender muito mais do que poderia oferecer. Esse sentimento é o que me motiva a retornar para mais uma operação, ansioso por novas oportunidades de crescimento e de ajudar a construir um futuro melhor para as comunidades que iremos atender", completou. 

Em 2022, o acadêmico teve a oportunidade de participar de sua primeira expedição, a Operação Reencontro, que aconteceu na acolhedora cidade de Lebon Régis.

Abertura

A abertura do projeto ocorrerá na cidade de Água Doce, em 2 de agosto; e o encerramento será realizado em Vargem, no dia 12. Ao longo de quase 13 anos de história, o núcleo realizou 17 operações presenciais e duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de três mil extensionistas/rondonistas e beneficiando mais de 400 mil pessoas em aproximadamente 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Argentina.

Municípios que farão parte desta edição:

  • Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa;
  • Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d'Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita;
  • Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito