Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Acadêmicos da Satc propõem revestimento cerâmico a empresas da região

Alunos do curso de Design apostaram na criatividade para elaboração dos projetos
Por Redação Criciúma, SC, 06/12/2018 - 15:38
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Novas ideias e troca de experiências entre academia e a indústria. Foi essa a proposta da disciplina de Projeto Gráfico em Cerâmica do curso de Design da Faculdade Satc. O desafio, criar revestimentos originais e criativos para as empresas Torrecid e a Cerâmica Itagres. O trabalho escolhido foi premiado com R$ 1 mil e estará na da Expo Revestir, evento considerado a "Fashion Week" da arquitetura e construção.

A junção entre teoria e prática trouxe aprendizado para o acadêmico Friedrich Junkes Guimarães, membro da equipe vencedora do desafio. Segundo Fred, a aposta do grupo foi a individualidade. "Pesquisamos tendências durante o semestre e com elas criamos o nosso projeto que é baseado na personalidade sem padrões pré-estabelecidos, ou seja, sem busca de uma perfeição", explicou.

Peça desenvolvida pelos acadêmicos. - Foto: reprodução

O projeto é uma parceria entre Satc e a empresa Torrecid do Brasil. A Cerâmica Itagres foi convidada para auxiliar na avaliação do desafio. O intuito foi estreitar laços entre mercado de trabalho e as pesquisas acadêmicas. Na oportunidade, cinco propostas foram apresentadas e julgadas por professores da Satc e convidados.

"O desafio foi destinado a projetos de revestimentos que apresentassem duas condições, de ser um conceito original e criativo, bem como ter sua viabilidade comercial plausível", comentou o professor Elton Luiz Gonçalves, um dos orientadores da atividade.

Trabalho na Revestir

O trabalho vencedor do Desafio Torrecid, além de levar o prêmio em dinheiro, também estará exposto em um dos principais eventos cerâmicos do Brasil, a Expo Revestir. Durante a feira realizada em São Paulo, os expositores poderão perceber as impressões do mercado em relação à peça produzida. Se houver aceitação, o revestimento poderá ser lançado pela Itagres.

De acordo com a gerente de novos produtos da Torrecid Brasil, Cátia Silva, o projeto feito em parceria com a SATC busca colaborar no desenvolvimento dos acadêmicos enquanto futuros profissionais da indústria. "A ideia é oportunizar ao acadêmico uma experiência prática e fazê-lo perceber o potencial do mercado cerâmico na região, aproximando à indústria e fortalecendo os vínculos entre a empresa e a academia", ressaltou.

Conforme a coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Silvério Biachini. a concretização do projeto proporcionou aos alunos uma experiência ímpar. "Com certeza eles estão mais preparados para o futuro profissional, já conhecendo certas especificidades do processo gráfico para revestimentos cerâmicos", finalizou.