Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acadêmica da Unisul participa de programa na NASA

Estudante participou de um treinamento focado em astronautas e missões complexas
Por Redação Tubarão, SC, 19/08/2019 - 16:51 Atualizado em 20/08/2019 - 15:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A acadêmica de 19 anos, Maria Claudia Cardoso Bail, da 6ª fase do curso de Sistemas de Informação da Unisul, unidade Dib Mussi, acaba de voltar da NASA. Ela participou do programa IASPx STEM GIRLS (International Air and Space Program), que nesta edição formou um grupo somente de mulheres. O programa foi criado pela AEXA Aerospace, empresa Binacional EUA/México que tem contratos com a NASA. Com duração de cinco dias, as participantes tiveram uma programação relacionada com treinamento de astronauta, e outras atividades como planejamento de missões complexas, trabalho em equipe, resolução de problemas inesperados, simuladores e contato com profissionais que atuam em projetos espaciais. “O IASP me mostrou um lado da tecnologia que eu ainda não conhecia, que me deixou encantada e abriu meus olhos para outras oportunidades relacionadas ao assunto. Fui a única brasileira, tive oportunidade de conhecer estudantes de várias partes do mundo”, disse entusiasmada a acadêmica.

Maria Claudia conta que a oportunidade para fazer esse curso surgiu ano passado quando a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Unisul, Vera Schuhmacher divulgou o programa com bolsas de 100%. Para a acadêmica participar foi necessário passar por um processo seletivo que aconteceu aqui no Brasil, Europa e em outros países da América Latina, que teve início em outubro de 2018.

As exigências para realizar o programa eram, ter fluência em inglês, ter interesse pelos temas associados a NASA e experimentos científicos ou também nas Ciências, Tecnologias, Engenharias ou Matemática, as STEMáreas. Foi a única vez que a AEXA Aerospace formou um grupo somente de mulheres, por isso o nome IASP STEM x GIRLS, pois este programa é sempre para ambos os sexos, mas desta vez foram somente mulheres. “Foi a primeira experiência acadêmica que tive no exterior.  Esse programa me mostrou a importância das mulheres nas áreas STEM. E tive a oportunidade de conhecer mulheres maravilhosas, que fazem toda a diferença na nossa área. Achei a oportunidade muito interessante, já que a NASA anunciou que a próxima pessoa a pisar na Lua será uma astronauta mulher, no projeto Artemis em 2024”, relata a acadêmica.

AEXA Aerospace

A empresa AEXA tem contratos com a NASA e presta serviços de Realidade Aumentada para treinamento de Astronautas.  A professora e pesquisadora da Unisul, Simone Keller Fuchter, foi convidada para ser mentora do programa educacional no International Aero and Space Program -IASP STEM Girls, organizado pela AEXA Aerospace, que aconteceu no Kennedy Space Center, Cabo Canaveral- Flórida.  Também foi mentora do programa, a americana Kristen  Todd que trabalha no projeto NEEMO ( NASA Extreme Environment Mission Operations) que utiliza Aexa´s HoloWizard com Realidade Mixta para treinamento da tripulação de astronautas.

A professora Simone foi convidada ao programa devido ao seu histórico de pesquisas apresentadas aos engenheiros da NASA, em Houston, em anos anteriores. Apresentou pesquisas em 2017, no Johnson Space Center (JSC) – NASA, na sala Discovery com palestra: “Augmented Reality for Technical Training”, para engenheiros da NASA pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers  (IEEE), na Galveston Bay Section Meeting. Em 2018, ministrou a palestra “Augmented Reality in Aviation for Pilots and Technicians”  para a comunidade de Virtual/Augmented/Mixed Reality  Community of Practice do Johnson Space Center /NASA– Houston.

IASP STEM x Girls

Este ano o programa teve uma edição especial, o IASP STEM x Girls, que foi somente para estudantes mulheres, com o objetivo de incentivar mais as STEM áreas para o público feminino. “Foi uma edição especial em um momento em que as mulheres estão sendo incentivadas para as STEM áreas que incluem Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Elas foram incríveis: pilotaram avião com instrução, entraram no túnel de vento, participaram de diferentes tipos de simuladores, workshops de como plantar no espaço, trabalharam em equipe, planejaram missões complexas, viram o lançamento da espaçonave Dragon da Space X, programaram robôs e uma série de atividades”, relata a professora Simone.

Seleção para próximo grupo ainda está aberta

O IASP – International and Space Program é um programa educacional que visa criar líderes nas STEM áreas (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). Ele inclui estudantes de vários cursos, já que as ciências incluem todos os ramos da saúde, biologia, ciências sociais e tantas outras áreas. O programa é organizado pela empresa binacional dos Estados Unidos e México, a AEXA Aerospace e é realizado nas instalações da NASA, como foi o caso desta vez no Kennedy Space Center. Ano passado foi no Johnson Space Center, em Houston e o próximo será em breve, em Outubro em Huntsville,  Alabama. O processo de seleção ainda está aberto para estudantes de ambos os sexos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito