Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Abílio Paulo Filho: o homem do Edifício Filhinho partiu

Filho único de Abílio Paulo faleceu nesta madrugada em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 19/05/2020 - 12:06 Atualizado em 19/05/2020 - 12:12
Edifício Filhinho, feito por Abílio Paulo para o seu único filho, que contava 83 anos nesta terça, quando faleceu em Criciúma / Divulgação
Edifício Filhinho, feito por Abílio Paulo para o seu único filho, que contava 83 anos nesta terça, quando faleceu em Criciúma / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dos prédios antigos mais emblemáticos do Centro era um verdadeiro presente de pai para filho. O próspero comerciante Abílio Paulo, que veio do Líbano para trabalhar em Criciúma, fez erguer, a certa altura dos bons resultados por aqui colhidos, um edifício no cruzamento das ruas 6 de Janeiro e Conselheiro João Zanette. Era um lugar de fluxo intenso de carros e, logo, o prédio seria apontado como ponto nobre da agitada área comercial do Centro daquela Criciúma dos anos 30.

Assim nasceu o Edifício Filhinho, até hoje de pé. Ele era uma homenagem de Abílio Paulo ao seu único filho: Abílio Paulo Filho, que por toda a sua longa vida foi assim conhecido, Filhinho. Pois o Filhinho partiu. Faleceu às 3h30min desta terça-feira, 19, na mesma Criciúma que seu pai e ele tanto amaram. No Edifício Filhinho, operou por longos anos o famoso Café São Paulo, no térreo, e no segundo piso nasceu o rádio de Criciúma, pois ali foi fundada a Rádio Eldorado em 1946, ali funcionando por cerca de cinco anos. Filhinho viveu tudo isso na sua infância, o agito do café e do rádio no prédio que tinha a sua alcunha, carinhosamente emprestada pelo saudoso pai.

Atualmente, o Edifício Filhinho abriga uma sapataria das mais frequentadas da Praça Nereu Ramos.

Abílio Paulo, o pai, teve grande envolvimento com a vida comercial e social de Criciúma. Foi presidente da Sociedade Recreativa Mampituba e, como principal homenagem, a cidade dá o seu nome a um dos mais importantes estabelecimentos de ensino de Criciúma, o Cedup Abílio Paulo. 

O Cedup Abílio Paulo, uma homenagem ao pai de Filhinho

Trata-se de uma família discreta nos seus hábitos. Tanto que a mais recente homenagem pública que se tem notícia para Abílio Paulo foi recebida por Filhinho em 2007, na abertura da Festa das Etnias, quando o então prefeito Anderlei Antonelli o entregou uma placa por ocasião da menção à etnia árabe, da qual Abílio Paulo, o pai, foi grande líder, propagando os costumes de seus antepassados libaneses por aqui.

Abílio Paulo Filho, à esquerda, recebendo homenagem para seu pai do prefeito Antonelli em 2007, na Festa das Etnias

Abílio Paulo Filho residia no Centro de Criciúma, seu corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Municipal, onde ocorrem as despedidas fúnebres às 16h para o posterior sepultamento. Ele deixa a esposa Tânia, os filhos Carla, Abílio Neto e Rodrigo, além de três netas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito