Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A polarização das opiniões sobre a retomada das atividades econômicas

Comentarista comparou a situação com a grande depressão econômica que teve início em 1929
Por Guilherme Nuernberg 27/03/2020 - 10:52
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na atualidade temos duas opiniões bem distintas quando o assunto é o isolamento proposto por conta da pandemia de coronavírus. "De um lado advogam o reinício imediato das atividades socioeconomicas e de outro estão os que garantem que a crise forte nem começou e que portanto deveremos seguir prisioneiros de nossas casas", avaliou Archimedes Naspolini Filho, em seu comentário no programa Agora, na Rádio Som Maior, nesta sexta-feira, 27.

"O governador de Santa Catarina está no grupo dos primeiros. As instruções baixadas no dia de ontem contemplam o início da abertura à normalidade dentro de um panorama anormal", comentou Archimedes que faz a comparação com a crise mundial início do século passado. "A quebradeira que se anuncia com a recessão sem proporções tem um precedente quase comtemporâneo. A grande depressão economica que teve seu ápice com a quebra da bolsa de Nova York e tantas bolsas no mundo a fora no final da década de 1920. As causas são outras, não essas que estão nos aguardando para os próximos dias", lembrou.

Archimedes ressalta que Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos naquela época, tomou a iniciativa. "O presidente dos EUA, ao invés de ficar discutindo e lamentando os efeitos da depressão, chamou seus técnicos e exigiu a elaboração de um plano que tirasse a potência do norte daquele estado de coisas. E nasceu o New Deal, assim denominado o plano de recuperação econômica da América do Norte, em português seria o novo acordo ou novo trato", contou o comentárista. Projetado para cinco anos, o plano tinha quatro eixos. O principal deles era um grande investimento em obras publicas, como construção de rodovias, hospitais, escolas e aeroportos. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito