Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A luta contínua da Amovi por recursos

Associação Amor à Vida se mantém com força de voluntários e dinheiro de ações beneficentes
Por Erik Behenck Criciúma, SC, 18/10/2018 - 08:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Humanizar e apoiar durante os procedimentos que envolvem um câncer são atividades realizadas pela Associação Amor à Vida (Amovi). Fundada há 18 anos, já atendeu mais de 5 mil casos, atualmente são 346 envolvidos com a associação, entre assistidas e voluntários. A Amovi não recebe recursos públicos, sendo mantida por meio de dinheiro arrecadado em pedágios solidários, bingos, rifas, jantares e almoços.

“A entidade nasceu em 2000, dentro do Hospital São José, e, de lá para cá, sempre trabalhamos juntos. Alguns pacientes que nos procuram ainda não iniciaram o tratamento”, afirma a presidente da Amovi, Vera Lúcia Duarte. Quanto mais cedo descobrir a doença, maiores são as chances de cura, por isso a associação busca também a conscientização. “A gente distribui panfletos no São José e também realiza palestras. Tem pessoas que chegam na Amovi com nível bem avançado”, completa.

O câncer de mama é o que está mais em evidência, seguido por câncer de intestino e câncer de colo do útero. A entidade está de portas abertas para novas doações. “Não temos recursos, sempre estamos realizando ações para arrecadar fundos. Esse dinheiro do almoço é para nos manter até o fim do ano. Fizemos rifas e bingos para ter dinheiro”, comenta Vera. Segundo ela, a única ajuda governamental que a Amovi recebe é a sala onde a associação funciona, cedida pela Prefeitura de Criciúma.

“Salvando Vidas”

Desde fevereiro, a Amovi está realizando o projeto “Salvando Vidas”, que oferece agulhas cope para biopsia em mulheres, auxiliando no diagnóstico do câncer de mama. “Recebemos R$ 22 mil da 2ª Vara Criminal de Criciúma para a realização de biopsias”, conta a presidente. Os exames diagnósticos estão sendo realizados gratuitamente pelo mastologista parceiro da instituição, Dr. Erik Paul Winnikow, beneficiando dezenas de pacientes carentes da Região Carbonífera.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito