Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A história do Coelhinho da Páscoa

Animal era símbolo de uma festa realizada na Alemanha, mas a tradição pode ter outra origem
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 21/04/2019 - 14:10

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é possível garantir qual a origem do coelho associado a Páscoa. Mas, é possível que seja devido a rápida procriação desse tipo de animal, passando a ser considerado um dos símbolos de uma festa dedicada a terra, no Hemisfério Norte. Os alemães tinha essa espécie como representação da deusa Ostara, que deu origem a Ostern, Páscoa em alemão.

Acontece que as ilustrações eram comuns no mês de abril, quando acontecia uma festa em homenagem a essa deusa. A partir do século VIII, os anglo-saxões mudaram o nome de Eastern (Páscoa em Inglês), adaptando as festividades às tradições cristãs já muito fortes naquela época. A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, no fim do século XVII e começo do século XVIII.

Também na Alemanha, mas no século XIX, passaram a fazer bonecos de chocolate ou de açúcar. Desde então passou a ganhar força uma lenda contando que um coelho foi deixado junto com Jesus Cristo no túmulo, conferindo o momento da ressurreição. A partir disso o animal passou a ser reconhecido como mensageiro, que traria uma boa notícia as crianças.

Na verdade vem do Egito

No Antigo Egito o coelho era símbolo de nascimento e vida nova. Outros povos antigos tinham esse tipo de animal como símbolo da Lua, dessa forma pode ter se tornado símbolo pascal pelo fato do nosso satélite ajudar a determinar a época da Páscoa. Lembrando que essa festividade era celebrada antes mesmo de Jesus Cristo.

Outra versão

Uma lenda conta que uma mulher pobre decidiu colorir alguns ovos de galinha e depois os escondeu. Esse seria o presente de Páscoa dos seus filhos. No momento que os pequenos encontraram os ovos, um coelho passou correndo, assim teria surgido a fama do animal, dizendo que na verdade eles haviam trazido os ovos. A história se popularizou, contada de pais para filhos.

Tags: Páscoa

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito