Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A cerca está chegando ao Parque Centenário Altair Guidi

O cercamento começou nas redondezas do Paço Municipal. Serão 2,5 mil metros de estrutura metálica
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/10/2019 - 15:48 Atualizado em 03/10/2019 - 15:52
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Certa vez se falou em cercar a Praça do Congresso. Foi um falatório só na cidade. Bastante rejeição. Isso há seis anos. A ideia, engavetada na época, ressurgiu recentemente, mas com pouco barulho. Daí veio o Parque das Nações, onde a cerca funcionou. Com horário para abrir, logo cedo, horário para fechar, à noite, caiu nas graças da população, estratégia repetida no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina.

Agora é a vez do Parque Centenário Altair Guidi. As obras vão a pleno, com a meta de inauguração dele revitalizado - e com o novo nome, do ex-prefeito de saudosa memória - em 6 de janeiro de 2020. "Vai ser sim entregue em 6 de janeiro", garante a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

E a cerca já começou a sair do papel, ou melhor, do chão. Já faz alguns dias que a empresa contratada para instalar 2,5 mil metros de cerca em todo o entorno do parque trabalha nas fundações, escavando os pontos delimitados e já instalado os gradis metálicos. "O cercamento já está integralmente licitado e garantido, com meta de ser entregue em 10 de dezembro", informa a secretária. "Começamos ali do lado do estacionamento, recuamos um pouco a grade, deixando não tão perto da calçada para se misturar ao paisagismo e não ficar tão agressivo, já que ainda há pessoas contrárias a essa ideia de cercar que já deu certo nos outros parques", pontua.

Com o cercamento total, o Parque Centenário terá horário de abertura e fechamento, provavelmente às 6h e 23h, respectivamente. "No verão vai ampliar um pouco, pois as pessoas usam mais, até 0h", observa Kátia. "Teremos vários acessos, portões grandes nas partes de estacionamento, portões menores para os pedestres, e portões junto às duas escadarias ali do lado da Rua Visconde Cairú", detalha.

Em paralelo ao cercamento, o parque está ganhando novos passeios e calçadas, além dos caminhos que também serão entregues até 10 de dezembro. "E tem outra empresa contratada, com recursos do Ministério dos Esportes, fazendo duas quadras poliesportivas, pista de caminhada e ciclovia", lembra. 

Legenda

Iluminar em breve

Em breve começa a instalação da nova iluminação do parque. "Uma empresa foi contratada especialmente para isso. Será iluminação em LED, bastante potente e abrangente, o Parque Centenário será muito mais iluminado que o atual", garante a secretária. Na entrega festiva, em janeiro, faltará apenas a nova pista de skate, que já conta com lugar determinado para ser construída. "No dia 6 de janeiro o prefeito vai lançar a ordem de serviço para a pista de skate", antecipa.

A nova Câmara de Vereadores será parte do renovado Parque Centenário Altair Guidi. Mas o prédio que abrigava o Ministério Público do Trabalho (MPT), já formalmente repassado ao município pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU) ainda não está em obras. Enquanto isso, a prefeitura trabalha na ampliação do estacionamento. "O Paço já está com poucas vagas para estacionar, estamos aumentando o estacionamento ali para servir à prefeitura e também à Câmara, essas obras também estão em andamento", conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito