Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Sudão

Terra de pirâmides, país foi o maior do continente africano até 2005
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 08/12/2019 - 10:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PIRÂMIDES

As pirâmides do Egito são as mais famosas do mundo, mas no Sudão também estão presentes. Apenas na localidade de Meroé, no norte do território, são mais de 200. Conhecidas por Pirâmides Núbias, já que ficam em uma área do Rio Nilo que no passado era conhecida como Núbia. Elas foram construídas ao longo de três regiões, em um período de centenas de anos.

2 – TERRITÓRIO

O Sudão era o maior país do continente africano em relação a extensão, com 1,8 milhão de quilômetros quadrados. Ao norte fazem fronteira com o Egito, sendo também banhado pelo clássico Mar Vermelho. Era o maior, até a independência do Sudão do Sul, em 2005, que levou quase 25% das terras do país.

3 – POPULAÇÃO

Sudão é um país africano que tem 44,1 milhões de habitantes, com maioria masculina, sendo 50,4% de homens. A diversidade é impressionante, são mais de 600 grupos étnicos, que falam mais de 400 idiomas e dialetos. A maioria deles segue sunita, da religião islâmica, os cristãos são menos de 10%.

4 – RELIGIOSIDADE

O povo sudanês considera a religiosidade algo importante em sua cultura. A maioria deles são animistas, cristãos ou muçulmanos. A maioria dos muçulmanos vivem no norte, chegando a mais de 90% da população em todo o Sudão. Atualmente a maior parte dos cristãos vivem no sul, representando menos de 2%.

5 – AL-BASHIR

Por três décadas o país esteve nas mãos do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir. O Sudão é considerado uma república autoritária, onde todo o poder ficava nas mãos do presidente. Em dezembro de 2018 começaram protestos em larga escala, solicitando a sua renúncia, o que aconteceu em 11 de abril de 2019.

6 – FUTEBOL

A Seleção Sudanesa de Futebol representa o Sudão no futebol. Eles nunca disputaram uma edição da Copa do Mundo. O Sudão foi campeão da Copa Africana de Nações em 1970, em 1963 haviam terminado em segundo lugar, além disso, foram vice-campeões também em 1959. A força da seleção não é a mesma nos últimos anos.

7 – ECONOMIA

A partir de 1999 a economia do Sudão começou a ser baseada nos altos preços do petróleo, além de crescimento nos investimentos externos, com a venda de barris para seus vizinhos. A maioria dos sudaneses vive da agricultura, com cultivos de painço, cana-de-açúcar, amendoim, sementes de gergelim e algodão.

Tags: Sudão

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito