Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Paquistão

País é um dos mais populosos do mundo e foi “abrigo” de Bin Laden
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/12/2019 - 10:00
Mesquita de Badshahi, Lahore, no Paquistão / Foto: Reprodução
Mesquita de Badshahi, Lahore, no Paquistão / Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – KARACHI

Karachi é a cidade mais populosa do Paquistão e uma das dez no mundo inteiro. Mais de 15 milhões de pessoas vivem por lá. É o centro comercial, financeiro e portuário do país. As principais indústrias estão em Karachi, como fábricas de tecidos, de automóveis, arte, moda e publicidade.

2 –ESTRADA MAIS ALTA

O Paquistão conta com a estrada mais alta do mundo, ela foi construída numa altitude de 4.693 metros, indo até a China. É a Estrada do Caracórum, que tem 1.300 quilômetros de extensão, sendo que boa parte está no Paquistão. É uma das partes da antiga Rota da Seda, e também passa pela Caxemira.

3 – POPULAÇÃO

O Paquistão já conta com 207 milhões de habitantes, sendo um dos países que mais crescem, por lá existem mais homens do que mulheres, sendo que eles são 50,8% do total. Recentemente ultrapassaram o Brasil no ranking de mais populosos do mundo, estando agora na 5ª posição, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

4 –CAXEMIRA

A Caxemira é uma região que faz parte do subcontinente indiano, entre a Índia, o Paquistão e a China. Os dois primeiros travam uma disputa intensa pela posse do território. Para os indianos, a Caxemira é uma parte de seu país, mas até a China esteve envolvida em um conflito por estas terras. A Caxemira possui bons recursos hídricos, o que atrai interessados. 

5 – TERRITÓRIO

Ao longo do território paquistanês são faladas mais de 160 línguas, sendo que as oficiais são inglês e urdu. O território é de 881.913 km², o que dá praticamente dez vezes menos do que o Brasil. Na parte norte está a cordilheira do Himalaia, aliás, as montanhas são bem comuns neste país asiático.

6 – FUTEBOL

A Seleção Paquistanesa de Futebol representa o país no esporte mais popular do planeta. Jamais disputaram uma edição da Copa do Mundo ou da Copa da Ásia, suas participações mais importantes foram nos Jogos Asiáticos. Eles possuem uma vitória história por 9 a 2 contra Guam, sendo a maior da história da seleção.

7 – BIN LADEN

Osama Bin Laden viveu por nove anos no Paquistão. Inclusive a sua morte aconteceu no país, no dia 2 de maio de 2011. O terrorista se escondia em montanhas e vivia trocando de endereço. Ele acabou sendo encontrado em uma mansão construída em 2005, nessa região havia grande circulação de militares paquistaneses.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito