Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a China

População gigante, internet bloqueada e crescimento no futebol marcam este país asiático
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 18/11/2018 - 11:00 Atualizado em 08/01/2020 - 18:51
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – POPULAÇÃO

A China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,38 bilhão de habitantes, o que representa quase um quinto do total de pessoas do planeta. Por lá existem mais homens do que mulheres, cerca de 40 milhões, assim muitos deles não conseguem encontrar esposas.

2 – INTERNET

Os chineses sofrem para acessarem a internet. A conexão é uma das mais velozes do mundo, mas, o governo impõe diversas sanções aos internautas. A internet mobile é a que mais avança no país, com aproximadamente 180 milhões de usuários. Eles não possuem acesso a sites como Google, Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. 

3 – FUTEBOL

Desde o começo da década de 2010 a China passou a atrair diversos jogadores de renome para o seu futebol. Alexandre Pato, Hulk, Ramires e Oscar são alguns exemplos. Felipão também passou por lá. A seleção do país disputou somente uma Copa do Mundo, em 2002, perdendo os três jogos, incluindo derrota por 4 a 0 contra o Brasil.

4 – CULINÁRIA

Os gatos são considerados parte da culinária chinesa, estima-se que 4 milhões deles são abatidos por ano. Também gostam de consumir vinho tinto, liderando o ranking mundial. Um prato tradicional é o Zong Zi, de textura pastosa e feito com arroz. O frango é outro ingrediente fundamental nos pratos dos chineses.

5 – INVENÇÕES

Com mais de 4 mil anos de história, diversos itens comuns do nosso dia a dia foram inventados na China. Papel, pólvora, papel-moeda, bussola, garfo, sinos, fogos de artificio e escova de dentes estão nesta extensa lista. Alguns jogos, como o dominó e atividades que envolvam cartão também foram desenvolvidos por lá.

6 – FUSO HORÁRIO

A China deveria ter quatro fuso horários em todo o país. Mas, eles utilizam apenas um, seguindo o horário de Pequim. Assim, em alguns pontos do país, mais ao Leste, o sol nasce às 4h, enquanto no Oeste perto das 9h. Lembrando que o território chinês é um dos maiores do mundo, com 9.597.000 km².

7 – ANIMAL NACIONAL

O urso panda, ou panda-gigante, é um símbolo muito importante na China e significa muito mais do que imaginamos. Em relação a tradição astronômica, existem quatro animais considerados sagrados: Dragão Verde, Pássaro Vermelho (Fênix ou Suzaku), Tigre Branco (Byakko) e a Tartaruga Negra (Genbu).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito