Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Chile

No maior pais de Norte a Sul do mundo, é elevada a expectativa de vida 
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 26/05/2019 - 11:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PISCINA GIGANTE

No Chile existe uma piscina com 250 milhões de litros de água, considerada a maior do mundo. Está localizada em Algarrobo, há 120 quilômetros de Santiago. São 115 metros de profundidade e 1 quilômetro de extensão. Ela é abastecida com água do mar, por meio de um sistema digital de sucção e filtração. Fica no Resort San Alfonso Del Mar.

2 – DE NORTE A SUL

De Norte a Sul, o Chile é o maior país do mundo. Se estende desde a fronteira com o Peru e com a Bolívia até a Antártida, totalizando 4.630 quilômetros. No Brasil, a distância de Chuí até Oiapoque é 4.174 quilômetros, por exemplo. Em compensação, são apenas 430 quilômetros de Leste a Oeste, sendo que a largura média é de 175 quilômetros.

3 – QUALDIADE DE VIDA

Em 2016 a expectativa de vida no Chile era de 79,52 anos, na mesma época, o Brasil tinha como média 75,51 anos. O Índice de Desenvolvimento Humano também é elevado, sendo o maior da América Latina, com 0,843. São pouco mais de 18 milhões de habitantes e elevado PIB per capita para o continente.

4 – ASTRONOMIA

O Chile abriga diversos centros de observações astronômicas. O Deserto do Atacama é uma região privilegiada para a análise de estrelas. Existem mais de dez observatório deste tipo, incluindo o mais avançado do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Por lá, não acontecem muitas chuvas e são mais de 300 noites com o céu limpo a cada ano. São mais de 2.400 metros de altitude e pouca luminosidade artificial.

5 – GASTRONOMIA

Frutos do mar, carne, frutas e legumes são a base da gastronomia chilena. Quem visitar o país poderá encontrar pratos como torta de milho, torta de batata e feijão, ou iguarias como cancato, chapalele e paila marinho. Em relação as bebidas, o Chile é o quarto maior produtor de vinhos do mundo, sendo reconhecido mundialmente pela qualidade.
6 – FUTEBOL

Demorou mais de 100 anos para que a Seleção Chilena conquistasse um título importante. Nas edições de 2015 e 2016 da Copa América a equipe venceu, batendo a Argentina nas duas finais. Além do Chile, somente Venezuela e Equador nunca haviam conquistado a taça. Em Copas do Mundo o melhor desempenho foi jogando em casa, com o terceiro lugar de 1962.

7 – ANTÁRTIDA

O Chile reivindica parte do território da Antártida, numa área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Enquanto isso, a maioria dos países do mundo reconhece a área como neutra politicamente. A Província da Antártida Chilena tem mais de 2 mil habitantes, vivendo principalmente na Ilha Navarino. O Chile mantém por lá quatro bases permanentes e um centro meteorológico.

Tags: chile

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito