Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre as Filipinas

Colonizado por espanhóis, o país tem em sua maioria católicos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/03/2019 - 10:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – ONDE FICA AS FILIPINAS?

O país está localizado no Sudeste Asiático, sendo formado por um arquipélago de mais de 7 mil ilhas, onde as 11 maiores representam 90% da área total. É o 71º maior país do mundo, com 300 mil km². Recebeu este nome em homenagem ao rei espanhol Felipe II, que teve importante papel durante a colonização.

2 – COLINAZAÇÃO ESPANHOLA

Embora distante quase 10 mil quilômetros da Europa, o país foi colonizado por europeus. O processo começou em 1521 e durante cerca de 300 anos o território serviu como base espanhola na Ásia. No século XVII várias escolas foram construídas, assim como universidades. O controle espanhol perdeu força a partir de 1815, devido a uma guerra que a Espanha teve com os Estados Unidos.

3 – CATOLICISMO

Mais de 90% da população é cristã, muito devido a colonização espanhola, o que representa 75 milhões de pessoas. A maioria deles é católica, mas existem ainda Testemunhas de Jeová e fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Cerca de 11% da população é muçulmana. Existe divisão entre igreja e Estado, mesmo assim é proibido se divorciar.

4 – IDIOMA

Embora o país tenha ficado por mais de 300 anos sob o domínio dos espanhóis, eles não conseguiram dominar o idioma. Existem ainda mais de 170 dialetos falados nas Filipinas. A língua espanhola tem o seu espaço na história, mas os idiomas oficiais são o filipino e o inglês.

5 – FENÔMENOS CLIMÁTICOS

O território filipino fica em uma região propensa a catástrofes naturais, como terremotos, ciclones e erupções vulcânicas. O Monte Pinatubo lançou em 1991 milhões de toneladas de dióxido de carbono na natureza, causando redução na temperatura. Nas Filipinas o clima é quente, úmido e tropical, sendo que a temperatura média anual fica em 26,5ºC.

6 – MANNY PACQUIAO

O futebol não é o esporte mais popular do país. Atleta de destaque mesmo é Emmanuel "Manny" Dapidran Pacquiao, um boxeador que foi campeão mundial em oito categorias de peso diferentes, conquistando ao todo 11 títulos mundiais nas principais organizações do esporte. Pacquiao foi eleito o melhor boxeador do mundo em 2006, 2007 e 2009. Além dos ringues, o boxeador já gravou músicas e em 2010 foi eleito senador.

7 – CAPITAL

Em 1571 Manila foi definida como capital das Filipinas, pelos espanhóis. A cidade possui densidade demográfica seis vezes superior a São Paulo, são 46 mil pessoas a cada km². Embora o território não esteja entre os líderes mundiais, a população é a 12ª maior do mundo, com aproximadamente 104 milhões de habitantes.

Tags: Filipinas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito