Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre Aruba

Relação estreita com a Holanda e belas praias marcam o território
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 17/11/2019 - 10:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

1 – ONDE FICA ARUBA?

Aruba é uma pequena ilha do Caribe, localizada na costa da Venezuela. Seu clima é seco e conta com belas praias ensolaradas. O território tem 178,9 km², com uma população de quase 106 mil pessoas, sendo 55 mil mulheres e 50 mil homens. Nascem aproximadamente 1 mil por ano e morrem cerca de 800.

2 – TURISMO
A economia em Aruba é baseada no turismo, no passado contavam com refinarias de petróleo. A Praia Baby Beach, no sul da ilha, já foi considerada a mais bonita do mundo. Quem mais costuma visitar são os norte-americanos, inclusive o aeroporto possui dois portões, um indo apenas para os Estados Unidos.

3 – IGUALDADE SOCIAL

Aruba não é um país socialista, mesmo assim, a desigualdade social é pequena. É comum que médicos morem na mesma rua do que camareiras, por exemplo. Se você tiver 500 dólares poderá comprar um carro. E o sistema público de saúde é considerado de qualidade, os médicos costumam atender diretamente na casa dos pacientes.

4 – FALAM QUAL IDIOMA?

Durante quase três séculos o território foi dominado por espanhóis, que abandonaram a ilha por não encontrarem ouro e terra fértil. No início do século XIX os franceses foram quem dominaram, responsáveis por matar muitos povos locais. Atualmente o holandês é considerado o idioma oficial, além do papiamento, a língua local.

5 – POLÍTICA

Nos últimos anos apenas dois partidos políticos venceram eleições em Aruba, o Verde e o Amarelo, mas existem outros, com propostas inovadoras. As eleições são parecidas com um desfile de carnaval. É considerado um território autônomo da Holanda, inclusive a família Real Holandesa visita à ilha duas vezes por ano.

6 – FUTEBOL

A Seleção Arubana de Futebol é considerada uma das piores da CONCACAF. Eles nunca jogaram uma Copa do Mundo, geralmente caem na primeira fase das eliminatórias da América Central e Caribe. Na Copa Ouro, também nunca participaram. A maioria dos jogadores jogam no próprio país ou então na Holanda.

7 – FLAMINGOS E IGUANAS

Os flamingos e as iguanas vivem livremente em Aruba, onde encontram seu habitat natural. As iguanas, que são parecidos com os lagartos, são praticamente inofensivos, já os flamingos vivem principalmente na Ilha Renaissance e passeiam pela praia livremente. Aqui no Brasil podemos encontra-los em alguns zoológicos.

Uma iguana.

Tags: Aruba