Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Holanda

O país foi três vezes vice-campeão mundial no futebol, mas nunca ergueu a taça
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/11/2019 - 10:00
A Holanda é tradicional pelos moinhos de vento e por suas flores. Foto: Reprodução
A Holanda é tradicional pelos moinhos de vento e por suas flores. Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PAÍSES BAIXOS

Nada de Holanda, o nome oficial é PaísesBaixos. Acontece que existem duas províncias chamadas de Holanda do Norte e Holanda do Sul, as duas se uniram e formaram um único país. A divisão continua existindo, embora seja reconhecido como um único estado.

2 – ABAIXO DO NÍVERL DO MAR

O território holandês fica abaixo do nível do mar, logo, o nome Países Baixos faz sentido. Há séculos eles travam batalhas contra a invasão do oceano. Eles possuem o Afsluitdijk, que é um divisor de aguas com 32 quilômetros cortando a costa holandesa. A barreira vai até o fundo do mar, sendo fechado em 1932.

3 – AMSTERDAM

Amsterdam fica na Holanda do Norte, sendo a capital dos Países Baixos, porém, não é a capital da província, sendo está Haarlem. Menos de 1 milhão de pessoas vivem em Amsterdam, conhecida ainda como Amsterdão ou Amsterdã. É a cidade sede do Ajax, um dos principais clubes do planeta.

4 – SÃO ALTOS

Os holandeses estão entre os mais altos do mundo. A média de altura das mulheres é de 1,78 m enquanto os homens ficam com 1,84 m. Parece que eles começaram a ficar maiores no último século, quem visita a Holanda encontra casas com portas pequenas e o teto baixo, nem parece que seus moradores são tão grandes.

5 – BICICLETAS

A bicicleta é o meio de transporte preferido dos holandeses. Praticamente todas as ruas possuem bicicletários ou estacionamentos de bicicletas. É possível entrar com elas nos metrôs e trens, embora seja necessário pagar por isso. Existem mais de 15 mil ciclovias em toda a Holanda.

6 – FUTEBOL

A Holanda já foi três vezes vice-campeã mundial de futebol. A equipe perdeu nas finais das Copas de 1974 e 1978, para Alemanha e Argentina, que eram sedes do torneio, além do vice de 2010, contra a Espanha. Eles possuem um título da Eurocopa, em 1988. O Ajax é o principal time do país, com quatro títulos da Liga dos Campeões.

7 – POPUALAÇÃO

O território holandês é um dos mais povoados do mundo, com 450 habitantes para cada quilômetro quadrado, e quase metade do total vive nas cidades de Amsterdam, Haia e Roterdã. A Holanda tem apenas 41.543 km² de área, com uma população de aproximadamente 17,2 milhões de habitantes.

Tags: Holanda

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito