Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Angola

Rico em minerais, o país foi um dos maiores exportadores de escravos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/06/2019 - 11:00 Atualizado em 02/06/2019 - 12:19

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERRITÓRIO

O território angolano é um dos maiores do continente, ficando atrás da Argélia, República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Chade e Níger, aparecendo em 7º lugar neste ranking. São 1.246.700 quilômetros quadrados, sendo três vezes maios do que o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo.

2 – MINERAIS

A Angola é um país rico em recursos naturais como petróleo e diamantes. Estes dois itens são os que mais geram riquezas, principalmente devido a parceria com a China. Está entre os dez países mais ricos do continente, com Produto Interno Bruto (PIB) de 124,2 bilhões de dólares em 2017.

3 – SEM CEP

Na Angola não existia Código de Endereçamento Postal (CEP). Quando os carteiros precisavam fazer algum tipo de entrega, se baseavam nas orientações passadas pelos vizinhos. Era importante caprichar nos pontos de referência, para facilitar o trabalho. O sistema foi lançado somente em 2018, depois de ser debatido desde 2014.

4 – FALAM PORTUGUÊS

Assim como no Brasil, a Língua Portuguesa é a oficial para os angolanos. Mas, a maioria dos habitantes tem como língua materna idiomas africanos. Umbundo, Quimbundo e Quicongo são algumas delas, dialetos também são bastante comuns. Considerando a totalidade, o Português aparece como língua mais popular, falada por cerca de 40% da população.

5 – ESCRAVOS

Os portugueses não levaram somente o idioma para a Angola, mas trouxeram diversos problemas. Era bem comum o comércio de escravos, que seguiu até 1836. Tribos como Imbangala e Mbundu praticavam a venda em portos de Luanda e Benguela. Inclusive a capoeira nasceu na Angola e foi trazida para o Brasil.

6 – FUTEBOL

A Seleção Angolana de Futebol disputou até hoje uma edição da Copa do Mundo, em 2006. O país jamais chegou entre os quatro melhor na Copa Africana de Nações, tendo como melhor despenho continental o vice no Campeonato das Nações, um torneio que reúne seleções formadas por jogadores que atuem nas ligas locais. A maioria dos atletas que deixa o país atua em equipes de Portugal.

7 – E A GALINHA-D'ANGOLA?

A galinha-d'angola é uma ave bastante popular em nosso país. Foi trazida do continente africano e tem ainda outros nomes, como galinha-da-índia e galinha-da-guiné. Como o nome já diz, esse tipo de animal veio da Angola, mas também de Guiné, numa região da África Ocidental. É caracterizada pelas penas pretas e pintas brancas.

A tradicional ave Galinha D'angola

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito