Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Guatemala

Na terra da Civilização Maia, muitas praias são diferentes
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 28/04/2019 - 10:00
Uma das cidades deixadas pelos Maias
Uma das cidades deixadas pelos Maias

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – COMIDA E BEBIDA

O milho é um dos alimentos preferidos dos guatemaltecos, sendo utilizado para a produção de chuchitos, tacos e outros pratos típicos daquela cultura. Eles chamam o milho de "el maíz", na tradução, grão Maia. Entre as bebidas, o rum é um das principais, com tradição vindo desde o século XVI, servindo ainda para a produção do ti punch, junto com suco de lima e um concentrado de cana de açúcar.

2 – MAIAS

A Civilização Maia foi uma das mais importantes que já habitou o continente americano. Com conhecimentos sobre matemática, astronomia, medicina e arquitetura, são lembrados até hoje. Uma das regiões ocupadas por eles até o século XV hoje faz parte do território da Guatemala. Entre as cidades deixadas pelos maias, destaque para Tikal.

3 – POPULAÇÃO

Quem nasce na Guatemala pode ser chamado de guatemaleses, guatemalenses e guatemaltecos. Cerca de 40% dos habitantes são ameríndios, a maioria descendentes dos antigos maias, sendo que os moradores do interior seguem falando idiomas daquela civilização. Em relação a religiosidade, mais de 90% deles são cristãos. No total são aproximadamente 17 milhões de pessoas no país.

4 – PRAIA DIFERENTE

As praias da Guatemala localizadas na região do Oceano Pacífico possuem areia preta. Uma das mais populares é Monterrico, atraindo turistas devido ao contraste com a espuma branca. As areias são de cor escura devido as cinzas trazidas por formações vulcânicas da região. Já as praias da Costa do Caribe são brancas.

5 – PAISAGENS

Além de estar inserida entre dois oceanos, a Guatemala é rica em ecossistema. O território possui 33 vulcões, diversos lagos e rios, florestas tropicais, uma cadeia de montanhas e um deserto. Em 2018 três destes vulcões mostraram atividades, lançando cinzas e lavas, assustando os moradores das redondezas.

6 – FUTEBOL

A Seleção Guatemalteca de Futebol representa o país neste desporto. O resultado mais expressivo foi obtido em 2001, com o título da Copa Centroamericana, terminaram ainda em 4º lugar na Copa Ouro da CONCACAF de 1996. A equipe jamais disputou uma edição da Copa do Mundo e não conta com jogadores defendendo equipes dos grandes centros.

7 – BANDEIRA

Composta por três faixas de cores, sendo duas azuis e uma branca, a bandeira da Guatemala representa a paz entre os dois oceanos, já que o país está inserido entre o Atlântico e o Pacífico. Na parte central existe a presença do pássaro quetzal e referência ao dia 15 de setembro, a data da independência.

Tags: Guatemala

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito