Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a França

Terra das inovações, o futebol ganhou força nos últimos anos
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/06/2019 - 11:00
A Torre Eiffel
A Torre Eiffel

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PARIS

Paris já foi dominada por romanos e chamada de Lutetia. Hoje é a capital do país e cidade mais populosa, com mais de 2 milhões de habitantes. Um dos monumentos mais conhecidos é a Torre Eiffel, erguida entre 1887 e 1889. Existe também o Museu do Louvre, inaugurado em 1793.

2 – INOVAÇÃO

A primeira gravação de uma voz humana foi feita no país. Isso aconteceu em 1860, quando gravaram 10 segundos de uma música. Foi feito com um fonoautógrafo, pelo inventor Édouard-Léon Scoot e descoberto em 2008, sendo reproduzido pela primeira.

3 – COMIDAS E BEBIDAS

Em 2010 a UNESCO passou a classificar a gastronomia francesa como Patrimônio Mundial, como "cultura intangível da humanidade". Em relação aos vinhos, uma garrafa pode ser vendida por até 1.500 euros. E não podemos deixar de citar os famosos champanhes, bebida que foi inventada no país em 1693.

4 – ALÉM DAS FRONTEIRAS

A França tem uma área de 643.801 km², com quase 67 milhões de pessoas. Além disso, o país possui outros territórios ao redor do mundo, como a Guiana Francesa na América do Sul, Guadalupe na América Central, Reunião e Mayotte, na África.

5 – FUTEBOL
A Seleção Francesa já conquistou duas Copas do Mundo, duas Eurocopas e duas Copas das Confederações. Nas últimas décadas se tornou uma potência do esporte, embora o campeonato local não esteja entre os principais da Europa. Já a Seleção Feminina ainda não conquistou grandes títulos, mas é uma das seleções mais fortes atualmente, com base no Lyon.

6 – INVENÇÕES

A França é dona de invenções importantes para a humanidade, como a comida enlatada, o sistema de escrita e leitura em braile, o estetoscópio, além do secador de cabelo. Foram eles também que passaram a utilizar camuflagem nos uniformes do exército, isso durante a Primeira Guerra Mundial.

7 – RELIGIÃO

Desde pelo menos 1789 que a liberdade religiosa é permitida no país. O catolicismo domina, com 47% da população, seguido do islâmico, que tem pouco mais de 5%. Muita gente não tem religião na França, com cerca de 40% dos habitantes não frequentando igrejas. Até os que possuem não tem este hábito.

Tags: frança

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito